Após cirurgia de reconstrução do casco, tartaruga resgatada em Fernando de Noronha é devolvida ao mar em Areia Branca

Tartaruga foi resgatada em Fernando de Noronha em outubro de 2019 (Foto: Projeto Cetáceos/Divulgação)
Uma tartaruga foi devolvida ao mar no Rio Grande do Norte na quarta-feira, 19, após 4 meses de tratamento que incluiu uma cirurgia de reparo de casco. O animal foi resgatado no dia 16 de outubro do ano passado na ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, com lesões abertas no casco.
De acordo com a equipe do Projeto Cetáceos, é provável que o ferimento tenha sido causado em uma colisão com um barco. A tartaruga foi submetida a exames de sangue e radiografias e enviada para Centro de Reabilitação de Fauna Marinha (PCCB/Uern), na praia de Upanema, em Areia Branca.
O animal passou por um período de tratamento até alcançar condições clínicas de ser submetido à cirurgia. O procedimento aconteceu no dia 31 de outubro no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Hovet-Ufersa), em Mossoró.
Animal foi devolvido ao mar em Areia Branca, na quarta (Foto: Divulgação)
De acordo com a equipe responsável pela cirurgia, a área da lesão foi estabilizada com parafuso e fio de aço e revestido com resina para gerar uma impermeabilização da área, e assim evitar uma contaminação.
Na quarta, após o longo período de recuperação, a tartaruga foi devolvida ao mar na praia de Upanema, em Areia Branca. (Com informações G1 RN).

Comentários