Alto do Rodrigues 57 anos, você faz parte desta história. A seguir, matérias que foram campeã de acessos.

De volta ao túnel dos bons tempos!


Joaquim Rodrigues, Fundador de Alto do Rodrigues.
Sabe aquela sensação que éramos felizes e não sabíamos. Pronto, assim se sente a maioria da população ao rever os melhores momentos, bons momentos de uma cidade que se desenvolvia e tinha o orgulho de ter um governo equilibrado e focado no desenvolvimento do município, fato que terminou acontecendo. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e atividades ao ar livre
Começamos assim... 
A instalação dos dutos, mudando o visual da cidade e dos distritos.
O então prefeito Abelardo, visitando a primeira sonda instalada no município.
Os primeiros poços de petróleo. 
Em época no  aniversário da cidade, acontecia vários desfiles e reunia toda a comunidade. O local dessa foto é hoje é na rua São João, na Praça que fica em frente ao Shopping de Tião Malaquias.
O então vice-governador na época, Radir Pereira veio prestigiar o 21º aniversário da cidade, década de 80.
Todos presente na festa de aniversário da cidade.
Abelardo Rodrigues, escuta atentamente às palavras do governador Radir Pereira (in memoriam).
Reunião com os prefeitos, Giovani (Carnaubais), Abelardo Rodrigues (Alto do Rodrigues), Hélio Santiago (Ipanguaçu), Felipe (Pendências), Ronaldo Soares (Assu) com participação do governador José Agripino Maia.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Agora o Futebol das antigas:

Esse era o time Joinville futebol clube formado no final da década de 70 para o inicio dos anos 80, a equipe era composta por: Em pé João Magela, Batista de Rodrigo, Nanal, Negão de Nicolau, Luis ( pinta ), Negão de Preta, Ademir. Agachados: Canindé, Francisco Neves (Maduro), Dedéde Maria Nunes, Gia e Galo Cego.
  O Flamengo Futebol Clube, grande revelação em 1972. Esses Jogadores Acompanhavam a Prefeita Maria Pureza Maia.
Em Pé: Da Esquerda Para Direita Chico Da Bodega, Chico Seixas, Paulo de Rufino, Manoel Barroso filho de Joaquina Praxedes, Chico de Agostinho, Novo, Chaguinha Santana, Laércio e Rivaldo de Chico Eliseu.
Agachados:Chiquinho Barreto, Cajaca, Chuíte, Zé Moleque e João de Hominho.
O Futsal era a sensação nas quadras nos anos 90, o Internacional de Alex Rodrigues e o a seleção do Alto, era um dos times mais competitivos da época. 

Sempre Alerta: Grupo de Escoteiros de 1980.
O Grupo de Escoteiros José Ferreira das Neves do Alto do Rodrigues, foi fundado em 01/01 de 1980. Tinha como chefe Francisco Neves (Maduro) e Graciliano Sena como vice.
Em pé: Da Esquerda para Direita em visita e á trabalho, Dra.Rosa do Projeto Rondon de Goias, Assis de Zé poloca, Gonçalo Borges, Maduro e Marquinhos. 
Sentado Erivan Ferreira, Altemir Roberto Carlos de Zé Lucio e Negrinho de Tião. 
A foto foi feita em frente ao centro social,  hoje Igreja nossa Senhora do Rosário e o Banco do Brasil.

07 de setembro 
 
Na época os Boys já exibiam seus charmes, destaque para o meu grande amigo Alex Rodrigues, hoje conhecido como o irmão Alex.

Banda Marcial da Escola municipal de 1º e 2º grau Monsenhor Walfredo Gurgel em 1983. Primeira Gestão do  Prefeito Abelardo Rodrigues Filho. 
Na foto: Alex Rodrigues, Valdinho de Maria Cacau, Bitinho (in memorian), Alexandre Sena, Aluizio Sena, Kelso, Marconi de Salvina Franknaudo Ferreira, Neguinho de Tião Chagas de Nidinha e Roberto de Zé Lúcio.

Vocês acreditam que começamos assim? Então eis o a primeira sede da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues.

Este prédio funcionava a Prefeitura Municipal na época por volta de 1977. Detalhe: O prédio funcionava no mesmo local onde está a prefeitura até hoje.

Mercado Público
Na década de 70 até 82 esse era o mercado público, localizado no centro de Alto do Rodrigues, hoje é o centro comercial. 

Nessa época havia um serviço de divulgadora que o locutor era seu Chico Eliseu e tinha  Laércio da Caern como controlador de som nos antigos alto falantes, conhecido como boca de ferro.

Seu Chico Eliseu- O médico dos pobres.

Chico Eliseu (Francisco de Oliveira Melo), nasceu em Carnaubais, no ano de 1918. O mesmo veio morar em Alto do Rodrigues em 1949, construiu a primeira farmácia no pequeno município e desenvolveu seu trabalho em homeopatia e farmacêutica através de um curso por correspondência. Assistiu o povo da varzia do Assu com sua pratica e dedicação a medicina. Seu Chico como era conhecido, foi um médico efetivo de um povo pobre numa época em que a sobrevivência era uma aventura numa terra que alternava longos período de seca e grandes cheias no rio açu.

Chico Eliseu também foi presidente de partidos, vereador e prefeito do Alto do Rodrigues. Sua farmácia era um misto de de hospital e maternidade equipada de quatro leitos, inclusive camas construídas especialmente para partos. Sua atividade como farmacêutico e médico, exerceu até o fim de sua vida. Em 1991 faleceu com 73 anos de idade.

Obra do prefeito Chico Eliseu


Grupo Escolar municipal Cristo Rei

Este colégio construido pelo prefeito Francisco de Oliveira Melo (Chico Eliseu), na época  era chamado de grupo,  nome dado a Escola municipal Cristo Rei na gestão 1969/1972.
Alguns anos se passaram e a escola passou a se chamar Escola municipal de 1º grau Monsenhor Walfredo Gurgel. 
Na década de 1980 na primeira gestão do prefeito Abelardo Rodrigues Filho, veio a grande ampliação de reforma com várias salas de aulas, sala de professores, sala do diretor e outros serviços que mudou a cara da antiga escola.
Colégio Monsenhor Walfredo Gurgel na  década de 80, grande reforma mudava o visual da nova escola.

Diversão nas domingueiras: 

 O ponto principal de diversão na época, era o bardo Tião, principal danceteria nos anos 80 e 90. A discoteca funcionava de sexta á domingo.

A história das Vespas.

Na década de 60 foi lançada a moto Vespa, vieram apenas duas para o Rio grande do Norte, uma delas para Macau e a outra para   Alto do Rodrigues, os moradores faziam filas para ver a motocicleta.

E os Comícios?
 
Os comicios na época era realizado em cima de caminhões, na foto Chico de Agostinho discursando quando foi candidato a vereador campanha da prefeita Maria Pureza.
No palanque Laércio, Eufrásio, Geraldo Magela, Chico Seixas e demais, isso aconteceu na década de 70.

Posse Geraldo Magela 1977

 Posse do Prefeito Geraldo Magela de Melo e do vice Paulo Dama e os vereadores Ivo Siqueira, Antonio Zacarias, Chico Dalva, Luis Gonzaga,  Suçula Cunha e demais Presentes na Sessão Solene Ata de posse da Gestão 1977/1982.
Na próxima postagem faremos uma biografia dos nossos gestores municipais.

Queremos agradecer ao amigo e irmão Alex Rodrigues, pelas imagens e informações. Para saber mais acesse o seu blog, Memórias do Alto.

Comentários