Cajueiro de Pirangi fecha por 30 Dias

Foto: Divulgação

A direção geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema emitiu nesta quarta-feira (18), a Portaria Nº 22/2020, que dispõe sobre o fechamento temporário do Cajueiro de Pirangi por 30 dias. A medida também faz parte das ações que órgão ambiental vem adotando para minimizar a propagação do Coronavírus, em espaços que aglomerem pessoas.
Para o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, a ação trará consequências positivas no combate ao COVID-19. “Vamos aprender com essa nova situação, pois suscitará novas condutas, olhares sobre o mundo e a relação entre as pessoas. As palavras de ordem, nesse momento, são solidariedade e alteridade, as quais fundamentam nossa decisão de fechar o Cajueiro de Pirangi por este período. A saúde e segurança das pessoas é o mais importante”, destaca.
Apesar da adoção de inúmeras condutas e protocolos de higienização, como a colocação de dispensers com álcool gel nas recepções, passarelas e mirantes, a gestora do Maior Cajueiro do Mundo, Marigia Madge, considerou insuficiente para dar segurança aos moradores do entorno, visitantes, funcionários e colaboradores. “Estamos cientes de todos os efeitos que esta ação trará. Entretanto, os cuidados que adotamos para o convívio com esta pandemia, a exemplo de sabão em barra para higienização nos banheiros; liberação dos funcionários do grupo de risco ou com sintomas de gripe; manter as dependências higienizadas e, obedecer os protocolos estabelecidos pela SESAP, ainda, não são suficientes para amenizar a situação”, explicou.
A gestora ressaltou ainda, que se faz importante o fechamento temporário, uma vez que o Cajueiro de Pirangi recebe visitantes de todo o mundo. Somente no período de 01 de março de 2019 a 17/03/2020, foram registrados 392.307 visitantes, de diferentes nacionalidades. Dentre os quais, no dia 10 de março de 2020, 226 turistas alemães, idosos, que se encontravam em um cruzeiro marítimo.
Logo, como a média é de 450 visitantes diários, superando o quantitativo preconizado pelo decreto Estadual nº 29.512, de 13 de março de 2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Poder Executivo Estadual, “vimos a necessidade de adotar medidas mais duras de prevenção à infecção e propagação do vírus”, completou o diretor geral do Idema, Leon Aguiar.
Durante o período de fechamento os espaços de convivência passarão por manutenção, seus funcionários estarão em férias coletivas, e no retorno às suas atividades, o Cajueiro de Pirangi será entregue à comunidade, muito mais bonito e aconchegante.

Comentários