Nesta quarta-feira, 13 de Maio, faz 132 anos da assinatura da Lei Áurea, que decretava o fim da escravidão no Brasil

A Princesa Isabel, em 13 de Maio de 1888, assinou a Lei Áurea, que decretava o fim da escravidão no país. O Brasil foi o último país no Ocidente a abolir o escravidão. Após 132 anos, a data é tema de debates, palestras, shows, documentários e está presente no dia a dia dos brasileiros. Nesta quarta-feira (13), uma programação foi pensada para ressaltar a importância do povo negro e sua cultura para o Brasil, e também colocar em discussão as dificuldades que eles enfrentam ainda hoje.
O Canal Brasil exibe, às 20h, o documentário inédito “A Última Abolição”, da diretora Alice Gomes. O filme propõe uma análise histórica dos movimentos abolicionistas ao longo de quatro séculos, discute o protagonismo dos próprios escravos na luta pela liberdade e o papel dos quilombos no processo de emancipação, além de questionar a chamada democracia racial. 
O filme terá reapresentação nas seguintes datas e horários: quinta (14), às 18h25, sexta (15), às 16h50, e domingo (17), às 10h45, também no Canal Brasil.

Comentários