Prefeito Nixon Baracho fala sobre medidas de enfrentamento ao Covid-19

Prefeito-Nixon


O prefeito Nixon Baracho (DEM), falou à imprensa nesta quarta-feira (8) sobre as ações da gestão municipal relacionadas ao enfrentamento e combate ao novo Coronavírus (COVID-19).

O chefe do executivo altorodriguense, destacou medidas importantes que foram tomadas com o objetivo de prevenir e impedir o avanço da doença no município.

“ Fizemos vários investimentos tanto em atendimentos médicos como em testes na população, uma vez que estamos realizando uma testagem em massa no município, e vamos fazer a busca ativa nas casas da nossa cidade batendo de frente com o problema. Tanto é que acredito ser a maior compra de teste feito por um município do vale do Assú”, disse.


O mandatário, também falou sobre como está sendo realizado o trabalho de prevenção e combate ao vírus pela equipe de saúde do município.

“A luta é difícil mais estamos dando o melhor atendimento a todos que nos procuram, o secretário Antônio Flávio está à disposição mostrando serviço. Sabemos que é muito difícil atingir o número que a gente quer quando se trata da COVID-19, mas vamos seguir nessa luta para o bem do nosso povo. Hoje temos um número preocupante com 9 óbitos e um número significante confirmados na nossa cidade, mas também temos outro grande número de curados da COVID-19. A luta é diária e vamos estar trabalhando para diminuir os casos de covid na nossa cidade, como já está acontecendo”, ressaltou.

Nixon, também falou sobre os investimentos que sua gestão vem fazendo em materiais de segurança para os profissionais da saúde, transporte para pacientes, não esquecendo de atender as pessoas que procuram o sistema público de saúde acometidos por outras enfermidades.

“Compramos viaturas novas, investimos em ambulâncias novas, locamos UTI’s móvel para ficar à disposição dos nossos pacientes no hospital, locamos ambulância para ficar à disposição do pessoal de hemodiálise, estamos investindo numa renovação de frota de carros pequenos para se locomover nas necessidades do dia-a-dia, aumentamos o número de equipes na zona rural para que seja feita a busca ativa de casa em casa para podermos oferecer tratamento, entregamos cestas básicas”, destacou.

Na área da educação, o prefeito também mostrou as ações do governo municipal nesta época de pandemia. "Distribuímos os kits escolares como também estamos dando continuidade no ano letivo com aulas remotas”, lembrou.

Sobre a economia local, Nixon disse que "esse é um momento muito difícil, pois quando a gente falar em reabrir o comércio vem o medo, quando a gente fala em fechar vem a preocupação com o comercio da nossa cidade. Nesse momento peço consciência ao nosso povo para ficar em casa, saia só se for necessário, pois o mau que nossa tinge hoje ainda não tem cura. Não sou a favor de fazer lockdown para botar a polícia no meu povo, isso é não concordo”.

O prefeito não se esquivou de falar sobre as medidas tomadas pela gestão com relação a reabertura do comércio local, e mostrou prudência e responsabilidade com relação as decisões que vem tomando a frente do executivo municipal referente ao enfrentamento ao Covid-19. 
“Esse é um momento muito difícil, pois quando a gente falar em reabrir o comércio vem o medo, quando a gente fala em fechar vem a preocupação com o comercio da nossa cidade. Nesse momento peço consciência ao nosso povo para ficar em casa, saia só se for necessário, pois o mau que nossa tinge hoje ainda não tem cura. Não sou a favor de fazer lockdown para botar a polícia no meu povo, isso é não concordo.

O grande problema do comércio fechado é a economia, a gente enxerga a luta dos pequenos comerciantes quando reclamam que vão fechar seus estabelecimentos porque não tem mais como pagar as contas com suas unidades fechadas por 90 dias, e perguntam como manter suas famílias. Vamos reabrir tomando os cuidados necessários, mais peço aos comerciantes que utilizem máscaras, usem o álcool em gel, converse com seus clientes porque nossa equipe de saúde vai fiscalizar”, avisou.

Concluindo, Nixon falou sobre a feira livre, a realização das festas populares, distanciamento social, entre outras.

“ Vamos manter a feira livre no controle, movimento de festas não vamos liberar, vamos manter o distanciamento nos restaurantes, vamos liberar por uma semana para ver como caminha a situação, assim vamos compreender como conviver com esse novo decreto. Mais que fique claro: se não funcionar e vir  a ter uma tendência de números negativo no nosso município, não vou exitar em mandar fechar tudo novamente".

Comentários