ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO: Vídeo mostra correria após rompimento de barragem no Ceará; 2.000 pessoas são evacuadas

 

Um vídeo feito no final da tarde de ontem, instantes após o rompimento de uma tubulação na barragem da transposição do Rio São Francisco em Jati, no sertão do Ceará, mostra correria de trabalhadores que estavam próximos ao local. O incidente levou à evacuação de 2.000 pessoas às pressas, nesta madrugada. Não há registro de feridos.

Nas imagens, que circulam em grupos de aplicativos de mensagens e redes sociais, é possível ouvir a voz de um homem que avisa sobre o rompimento e dá ordem para que os carros sejam imediatamente retirados do local para evitar danos. “A válvula está girando. Ela está abrindo e fechando”, diz a pessoa que filma. Em seguida, os carros deixam o local.

A estrutura que se rompeu faz parte de uma obra inaugurada em 26 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro. Na última quinta-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve em Jati e abriu as comportas da barragem. A obra integra o trecho final da transposição do São Francisco, o eixo Norte, que vai levar água para os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nesta manhã, o ministro voltou ao local para avaliar os danos do incidente. O ministério informou que o controle do vazamento ocorreu ainda na noite de ontem e não há mais riscos à população. A comporta já foi fechada, e não há vazamentos.

O ministério informou que o controle do vazamento ocorreu ainda na noite de ontem e não há mais riscos à população. A comporta já foi fechada, e não há vazamentos. Em nota, a pasta diz que equipes técnicas já estão na barragem para “avaliar a estrutura que registrou um vazamento em um dos condutos”. “Os trabalhos de manutenção já foram iniciados, e os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) estão mantidos”, diz. Sobre a retirada dos moradores, o ministério alega que foram evacuadas todas as pessoas residentes no raio de dois quilômetros da barragem de Jati. A medida, diz a pasta, seguiu o Plano de Ação Emergencial elaborado para a estrutura.



Comentários