Governo triplica leitos de UTI do Hospital Maria Alice Fernandes, na zona norte


Integrante da rede pública de Saúde do Governo do RN, o Hospital Maria Alice Fernandes, localizado no conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, está recebendo investimentos de R$ 5,3 milhões. A reforma e ampliação das instalações físicas está concluída e agora vai entrar na fase de instalação de equipamentos. A ampliação vai triplicar a oferta de UTI’s pediátrica e neonatal daquela unidade que é referência no atendimento infantil.
“O Hospital Maria Alice estava sem UTI há três anos. Em nossa gestão instalamos UTIs, inclusive para atendimento a crianças com Covid, e agora estamos entregando a reforma que vai passar de 5 para 10 leitos as UTIs pediátricas e de 5 para 20 leitos as UTIs Neonatal, com total de 30 leitos. Quero saudar as famílias do RN por esta importante conquista, de um Hospital com forte papel social, que atende crianças e estava sem realizar cirurgias por que as UTIs estavam fechadas. Nossa gestão reformou, ampliou e está ofertando serviço de saúde de qualidade e humanizado. E isto é resultado de muito empenho e dedicação”, afirmou a governadora Fátima Bezerra ao visitar o Hospital nesta quinta-feira, 03, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto.
O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro, informou que nesta quinta-feira o Governo recebeu da construtora as novas instalações assinando termo provisório para proceder a vistoria. Nos próximos dias também serão instalados os equipamentos que já foram adquiridos dentro do financiamento contratado ao Banco Mundial. “É um trabalho muito forte do Governo para atender a população com serviços de qualidade e eficientes”, pontuou Mineiro.
O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia disse que nas próximas semanas começarão a ser ativados os leitos de UTI pediátrica. Para as novas UTI neonatal será preciso contratar pessoal. “Estamos trabalhando para resolver um problema crônico no Estado, que é o atendimento de saúde infantil”, afirmou. Já a diretora geral do Maria Alice,  Suyame Ricarte,  “para nós servidores a reforma e ampliação é um sonho realizado, e, para as  crianças do nosso Estado, uma realização de grande valia, pois estamos voltando a oferecer assistência médica e cirurgias que estavam suspensas por que não tínhamos UTI”.
As melhorias no Hospital Maria Alice Fernandes, além de ampliar sua capacidade de atendimento, vai dotar a unidade dos mais modernos equipamentos. Um exemplo é a sala com leito para isolamento com pressão negativa, única no Estado, que impede que a patologia contamine outros pacientes.
Os equipamentos e materiais adquiridos são: respiradores fixos e móveis, ressuscitadores pulmonares, aspirador cirúrgico, incubadoras, máscaras para ventilação, monitores multiparâmetros, balanças neonatais, capacetes acrílicos infantis, cardioversores, carro de emergência, eletrocardiógrafo, foco cirúrgico, equipamentos de fototerapia, estetoscópios, fluxometros para ar comprimido e oxigênio, negatoscópio, oftalmoscópio, otoscópio pediátrico, estadiômetro, conjunto para nebulização, poltronas hospitalares e suportes de soro.
Fotos: Elisa Elsie

Comentários