Brasil sofre, mas supera ferrolho da Venezuela para seguir 100% nas Eliminatórias

 


O Brasil não teve vida fácil diante da Venezuela no Morumbi. Na noite desta sexta-feira, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, a equipe comandada por Tite teve que superar, além dos inúmeros desfalques, um ferrolho montado pela Vinotinto. Com dificuldades para criar e agredir o adversário, o time brasileiro só foi chegar ao gol da vitória no segundo tempo, com Firmino: 1 a 0.


© Getty / NELSON ALMEIDA Brasil sofre, mas supera ferrolho da Venezuela para seguir 100% nas Eliminatórias

Com o resultado, o selecionado canarinho mantém os 100% de aproveitamento, soma nove pontos e lidera, de forma isolada, a classificatória para o próximo Mundial. Do outro lado, a seleção venezuelana segue sem nenhum ponto conquistado e amarga a vice-lanterna do certame.

Faltou agressividade

Como era de se esperar, a Venezuela foi para o Morumbi com a intenção de se defender e deixar o Brasil com, no mínimo, um empate. Do outro lado, a seleção brasileira, sentindo as ausências de Neymar, Coutinho e cia, e encontrou muita dificuldade para criar espaços na área adversária.

Publicidade
x

Quando conseguiu, o time de Tite foi às redes. Logo aos seis, Marquinhos lançou Lodi, que recebeu pela esquerda e mandou na direção do gol. Fariñez espalmou para frente, e Richarlison apareceu no rebote para estufar as redes! Seria o primeiro gol brasileiro, não fosse o VAR marcar um impedimento, para lá de ajustado, de Lodi no início da jogada. Nada feito.

Com uma linha de cinco e outra de quatro, a Vino Tinto montou um verdadeiro ferrolho à frente de sua meta, dificultando o desenvolvimento do jogo canarinho no último terço. Sem construir espaços na área venezuelana, Firmino arriscou de fora, aos 28, obrigando Fariñez a fazer boa defesa.

Mesmo criando menos que o esperado, o Brasil teve chances para abrir o placar. Aos 32, Lodi cruzou da esquerda e encontrou Gabriel Jesus. O camisa 9 escorou para o lado, e Richarlison não conseguiu completar para dentro.

Pouco depois, os donos da casa voltaram a ter um gol anulado. Desta vez, Douglas Luiz aproveitou rebote na área e mandou para dentro. O lance, porém, foi invalidado por conta de uma falta de Richarlison no lance anterior.

Firmino garante o triunfo

Na volta do intervalo, mais do mesmo. Na tentativa de melhorar o passe no setor de meio campo, Tite colocou Lucas Paquetá no lugar de Douglas Luiz, mas as dificuldades para acelerar o jogo persistiram. Tentando explorar os lados do campo, o Brasil passou a apostar em cruzamentos na área da Venezuela.

Até que aos 22, Éverton Ribeiro recebeu bom passe de Paquetá pela direita e colocou na área. Renan Lodi apareceu na segunda trave para dividir com a marcação, e a bola sobrou na pequena área para Roberto Firmino, que mandou no contrapé de Fariñez. Enfim, o primeiro gol brasileiro!

No terço final da etapa complementar, o técnico da seleção brasileira resolveu renovar o gás em seu ataque, promovendo a estreia de Pedro e colocando Everton Cebolinha em campo. 

As mudanças, porém, não provocaram grandes alterações na tônica da partida. Com a vantagem no placar, o selecionado canarinho trocou passes no ataque e administrou o resultado. Fim de papo e uma vitória bem protocolar do Brasil no Morumbi.

Com informações do MSN

Comentários