Com vantagem sobre Trump, Biden defende contagem de votos; democrata precisa de 6 votos no colégio eleitoral para vencer

 


Foto: AFP / Ansa – Brasil

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um breve pronunciamento nesta quinta-feira (5) em Wilmington, no estado de Delaware, para defender que “cada voto precisa ser contado”. Com um tom de cautela, o político, que lidera atualmente a disputa à Casa Branca, pediu tranquilidade para os norte-americanos porque o “processo democrático está funcionando”.

Sem citar o rival republicano Donald Trump, que tem denunciado supostas fraudes eleitorais, Biden disse que nos Estados Unidos o voto é sagrado e “é como as pessoas da nação expressam seu desejo”. “E é o desejo dos eleitores, ninguém mais que escolhe o presidente dos Estados Unidos. Então cada voto precisa ser contado”, afirmou ele, acrescentando que “a democracia é algumas vezes bagunçada, mas em outras, ela precisa de paciência”.

O democrata enfatizou ainda que espera que o resultado da apuração confirme a vitória de sua chapa com Kamala Harris. “Não temos dúvidas que, quando a contagem terminar, nós seremos vencedores”, afirmou.

Em seu discurso, Biden também lembrou que discutiu alguns temas com Harris, como a crise econômica e a pandemia do novo coronavírus, que já deixou quase 240 mil mortes.

-Apuração Dois dias depois da votação, os americanos continuam acompanhando com ansiedade os resultados de uma das eleições mais acirradas da história dos Estados Unidos.

De acordo com as projeções da imprensa norte-americana, Biden soma 264 votos no colégio eleitoral, faltando apenas seis para atingir o mínimo de 270, contra 214 de Trump.

O democrata lidera em Nevada e, se ganhar, garantirá o seis delegados que faltam para vencer a disputa contra Trump, que para ser reeleito terá que levar a Geórgia (16), a Carolina do Norte (15), a Pensilvânia (20), além de virar o resultado em Nevada (6).

Mais cedo, o diretor do Comitê do condado de Clark, em Nevada, Joe Gloria, informou que cerca de 51 mil votos devem ser contabilizados ainda hoje, com a divulgação do resultado na tarde desta sexta-feira (6). No total, pelo menos 63.262 cédulas ainda precisam ser apuradas.

No estado, Biden ampliou sua vantagem e está acumulando 604.251 votos (49,43%), enquanto Trump soma 592.813 (48,5%). Já na Geórgia, o republicano está liderando com 2.439.678 votos (49,48%), contra 2.430.153 (49,29%) do democrata, mas a vantagem está diminuindo paulatinamente.

A apuração na Pensilvânia, por sua vez, pode durar mais alguns dias. Com 88% dos votos computados, a diferença entre Trump e Biden caiu para 90.544. Ontem de manhã, o presidente liderava com margem de 618 mil votos.

Comentários