Depois de ter virado réu e sujado imagem, MPF revela que José Agripino está fora do processo e acusados de desvios no caso Arena das Dunas são Rosalba, Carlos Augusto e mais oito

 


E agora?

Depois de acusado e até de ter virado réu…nem sinal do nome do ex-senador José Agripino Maia no processo que investiga o desvio de 16 milhões de reais da obra de construção da Arena das Dunas.

Mesmo justificando que estaria rompido com a então governadora Rosalba Ciarlini, e que não tinha poder nenhum com os presidentes Lula e Dilma Rousseff, do PT, o ex-senador José Agripino virou o principal personagem da lava jato quando o assunto era desvios nas obras da Arena das Dunas.

Agripino virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF), como alvo de uma ação de improbidade administrativa do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF-RN), por atos que levaram a enriquecimento ilícito envolvendo financiamento para obras da Arena das Dunas na Copa do Mundo de 2014. O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro também foi alvo da ação.

Na delação que fez, Léo Pinheiro citou os nomes dos envolvidos.

O nome de Agripino não estava, mas ele continuou como réu e os 8 procuradores que assinaram a ação, pediram, inclusive o bloqueio de quase um milhão de Agripino, a perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por até dez anos.

A defesa de Agripino não foi levada em consideração.

O nome dele era o mais importante do processo, os holofotes se acenderam contra ele.

Passado o tempo e as investigações, e levada em consideração a delação não só de Léo Pinheiro, mas também as dos outros executivos da OAS…eis que o nome de José Agripino não aparece.

E o Ministério Público Federal denuncia o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro; a ex-governadora Rosalba Ciarlini; o marido Carlos Augusto Rosado, o ex-secretário extraordinário da Copa, Demétrio Torres; o ex-presidente da Arena das Dunas, Charles Maia Galvão; o ex-vice-presidente do Sindicato da Construção Civil Pesada do RN, Luciano Ribeiro da Silva (Xuxa); e os executivos da empreiteira: Adriano de Andrade, Ramilton Machado Júnior, José Maria Linhares Neto e Matheus Coutinho Oliveira.

Caberá ao ex-senador José Agripino, penalizado politicamente por uma denúncia infundada, tentar fazer o caminho de volta.

Sua defesa deverá sair tentando desmanchar os nós que foram apertados, mas o ex-senador jamais irá recuperar a imagem desgastada em manchetes do Jornal Nacional, por exemplo.

Não terá espaço na Globo, nos veículos impressos, muito menos na mídia digital.

Durante todo o tempo em que foi acusado, José Agripino dizia, e o Blog publicou várias vezes, que os nomes certos iriam aparecer.

E apareceram.


Thaisa Galvão

Comentários