Praia da Pipa terá barreira sanitária e restrição de acesso na virada de ano

 


Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A prefeitura de Tibau do Sul anunciou na quarta-feira (30) novas restrições por causa da pandemia do novo coronavírus. Uma barreira sanitária deverá ser instalada na entrada da praia da Pipa a partir desta quinta-feira (31). Somente moradores, pessoas com vínculos na cidade ou com reservas para hospedar nos hotéis, pousadas e imóveis por temporada poderão entrar para as comemorações da virada de ano.

O período pré-réveillon movimenta as ruas de Pipa desde o último fim de semana. Com shows liberados por decreto da própria prefeitura, uma festa privada com atrações nacionais e internacionais atraiu turistas de todo o Brasil – são em média 2,4 mil pessoas por noite.

Muitos moradores e turistas também aproveitam a noite, os lugares famosos, as cores e sabores de Pipa, buscando respeitar os protocolos de higiene e o distanciamento social. Mas também é muito comum ver pessoas caminhando nas ruas sem usar máscaras. “A gente tem que ter muita precaução. Se a gente vai curtir, tem que ser com moderação, saber aproveitar de máscara e estar em um lugar com menos aglomeração possível”, falou o atendente de restaurante Lucas Silva.

O auxiliar administrativo Gabriel Freitas lamenta que nem todas as pessoas tenham os cuidados necessários. “É preocupante, porque a gente está vendo subir o número de casos e aumentando o número de mortes. O pessoal deveria estar mais consciente”.

Ocupação mais baixa

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) feita com hoteleiros constatou uma ocupação esperada de 55% em Pipa neste período de festas da virada de ano. Sem pandemia, a ocupação média na alta temporada passada era de 83%. A estimativa da ABIH é feita com base nas reservas de hotéis e pousadas para o período.

No auge da crise, os restaurantes chegaram a passar quatro meses de portas fechadas. Agora, a palavra de ordem é manter os cuidados para evitar a disseminação do vírus.

“Existe uma preocupação com a virada de ano, mas a gente tem dois ou três meses de verão que são a salvação numa baixa temporada”, conta o empresário Erich Lucht. “Pipa está muito movimentada. Infelizmente, a incoerência das pessoas que vêm e não estão se importando com o Covid atrapalha um pouco a gente e assusta”, completou.

A expectativa dos empresários na praia de Pipa é que a crise será superada e que o novo ano será de recuperação. “Nós não sabemos como vai ser 2021. A realidade é essa. Não temos a vacina ainda. temos que ter muita cautela e trabalhar mês a mês pelo período que a gente ficou fechado na praia da Pipa”, declarou o empresário Filipe Telles.

G1RN

Comentários