Natal prepara drive-thru para vacinação contra covid-19; doses devem chegar dia 20

 


Foto: Reprodução

A Prefeitura de Natal apresentou, nesta quinta-feira (14), o Plano de Operacionalização da Vacinação contra covid-19. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, informou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, repassou a previsão de que as primeiras doses da vacina chegarão à capital potiguar na próxima quarta-feira (20). O processo de imunização da população será realizado nos postos de saúde e também por meio do sistema drive-thru.

De acordo com o Município, a primeira fase de vacinação pretende atingir o grupo prioritário formado por idosos com mais de 75 anos, idosos com mais de 60 anos que residem em Instituição de Longa Permanência, profissionais da saúde e, caso haja necessidade, população indígena. Esse público, considerado o mais vulnerável à doença, corresponde a cerca de 75 mil pessoas.

A segunda fase estará voltada para pessoas com idades de 60 a 74 anos e a terceira fase atenderá a população com comorbidades. Ainda segundo o prefeito Álvaro Dias, Natal contará com 70 postos de saúde dispondo das doses da vacina e um esquema de drive-thru em seis pontos da capital, como a Arena da Dunas, Shopping Via Direta, Cemure, Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias e local na Via Costeira que ainda será especificado. O horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde será de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h.

“Estamos prontos, preparados e agindo de uma maneira integrada entre as secretarias. Acreditamos que essa boa nova é mais um motivo de esperança, de tranquilidade, de conforto para todos nós que, durante todo este tempo, temos sofrido a perspectiva de perder algum ente querido levado por essa doença nefasta que tanto sofrimento causou ao nosso país”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.

O gestor municipal também chamou a atenção para a manutenção das medidas de prevenção contra o novo coronavírus. “Queria fazer um apelo para que todos, mesmo tendo em vista a chegada da vacina, não relaxem nas medidas de prevenção. Continuem usando a máscara, que é o meio que comprovadamente protege as pessoas, porque evita a eliminação e ingestão do vírus, continuem respeitando o distanciamento social, continuem fazendo a higienização com álcool gel e evitando aglomerações. Faço esse apelo a todos”, enfatizou.

Comentários