IMUNIZANTE FALSO: Milhares teriam tomado água salgada em vez de vacina Covid na Índia, diz polícia

Foto: Adnan Abidi/Reuters (4.mai.2021)

Milhares de pessoas foram vítimas de um esquema elaborado e abrangente que vende vacinas falsas contra o coronavírus na Índia, com médicos e profissionais da área médica entre os presos por seu envolvimento, dizem as autoridades.

Pelo menos 12 campanhas de vacinação falsas foram realizadas perto do centro financeiro de Mumbai, no estado de Maharashtra, no oeste do país, disse Vishal Thakur, um alto funcionário do departamento de polícia de Mumbai. “Eles estavam usando água salgada e injetando-a”, disse Thakur. “Fizeram isso em todos os postos de vacinação falsos que criaram”, completou.

Estima-se que 2.500 pessoas receberam injeções falsas, disse ele. Os organizadores cobraram taxas de suas vítimas pelas doses, ganhando até US$ 28.000, no total (R$ 141.808).

“Prendemos médicos”, acrescentou. “Eles estavam usando um hospital que estava produzindo certificados, frascos e seringas falsos.”

Até agora, 14 pessoas foram presas sob suspeita de trapaça, tentativas de homicídio culposo, conspiração criminosa e outras acusações. Mais prisões podem ocorrer enquanto a polícia continua investigando outras pessoas envolvidas no golpe, disse Thakur.

A Índia foi devastada por uma segunda onda de coronavírus entre abril e o início de junho, que infectou milhões e matou dezenas de milhares em todo o país.

Após o pico em maio, os casos diários diminuíram lentamente, aliviando a pressão sobre o tenso sistema médico – e permitindo que as autoridades intensificassem seu programa de vacinação durante a recuperação do país.

Em junho, o primeiro-ministro Narendra Modi anunciou uma campanha centralizada de vacinas, na qual uma proporção significativa das doses seria fornecida gratuitamente aos estados pelo governo central.

Logo depois, o país administrou um recorde de 8 milhões de vacinas administradas em um dia – um “bom” sinal da aceleração do programa, disse Modi.

Até agora, mais de 62 milhões de pessoas – cerca de 4,5% da população do país – foram totalmente vacinadas, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

As campanhas de vacinação falsa ocorreram entre o final de maio e o início de junho, de acordo com a afiliada CNN, News18 da CNN. As autoridades começaram a investigar depois que algumas das vítimas do golpe, suspeitando dos certificados de vacinação que receberam, denunciaram o fato à polícia.

Uma das ações falsas aconteceu em uma sociedade de habitação – mas “nenhum de nossos membros apresentou sintomas e também tivemos que pagar em dinheiro”, disse um morador de lá, de acordo a CNN-News18, afiliada da CNN na Índia. “Naquela época, duvidávamos disso.”

Enquanto a polícia investigava o caso, outras pessoas tomaram medidas legais por conta própria. Siddharth Chandrashekhar, advogado de Mumbai, entrou com uma ação de interesse público em 24 de junho – altura em que o promotor público já havia confirmado mais de 2.000 vítimas dos golpes.

As alegações são “realmente chocantes”, disse o Tribunal Superior de Bombaim no processo, instando as autoridades estaduais e locais a agirem “para que indivíduos inocentes não sejam enganados no futuro”.

CNN Brasil

Comentários