Pfizer entrega mais 1,8 milhão de doses da vacina contra a covid ao Brasil

 

Foto: UPS / ALF TV VCP – 5.ago.2021

A farmacêutica norte-americana Pfizer entregou na noite desta quinta-feira (5) mais 1.834.560 doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil. Foram 2 voos, ambos vindos de Miami, nos Estados Unidos. O 1º avião aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 18h24 e o 2º, às 20h20.

Com a entrega, a empresa já forneceu 39 lotes ao país, somando quase 34 milhões de doses fornecidas ao governo brasileiro. Ainda faltam 13 milhões das 17 milhões de doses que estão previstas até 22 de agosto.

O novo plano de entregas da Pfizer consiste em uma aceleração do ritmo de fornecimento. “A Pfizer passa de uma média de entrega de 1 milhão de doses por semana, para 1 ou 2 milhões de doses por dia. Todo o processo que foi desenhado para o envio dessas doses, o desembaraço aduaneiro ainda nas nuvens implantado pela Receita Federal do Aeroporto de Viracopos, a entrega e distribuição pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) de forma célere, vai ser fundamental a partir de agora”, afirma Lucila Mouro, diretora de vacinas da Pfizer Brasil.

Ao todo, o Ministério da Saúde estima que chegarão 33,3 milhões de doses da Pfizer em agosto, mais da metade das 63,3 milhões de doses de vacinas esperadas neste mês. Para setembro, a expectativa é de 37,5 milhões, sendo 69,5 milhões ao todo, incluindo ainda doses da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca.

A previsão da Pfizer é que terão sido fornecidas 200 milhões de doses ao Brasil até o fim de 2021. A empresa estima que tem capacidade de fabricar até 3 bilhões de doses do imunizante no período.

Poder 360

Comentários