ALTO DO RODRIGUES - Sistema de saúde municipal dispõe de programa de combate à tuberculose

 

Com o intuito de garantir cada vez mais a qualidade da saúde pública do município, a atual gestão do prefeito Nixon Baracho, vem mantendo esforços e investindo para atender a demanda de Alto do Rodrigues.

Além de melhorias na estrutura física do hospital municipal, renovação da frota de ambulância, equipamentos hospitalares, contratação de médicos especialistas nas mais diversas áreas de saúde, a administração implantou um programa de combate e prevenção à tuberculose, doença bacteriana infecciosa que acomete principalmente os pulmões podendo se agravar caso não seja tratada com brevidade.

Segundo observa à secretaria de saúde, Alto do Rodrigues encontra-se bastante avançada no que diz respeito ao atendimento em casos de pacientes portadores de turbeculose, uma vez que em um passado recente, a medicação era fornecida pela cidade de Mossoró e, na atualidade, é distribuída pela própria secretaria de Saúde.

Ainda de acordo com informações da secretaria, o sistema municipal de saúde já dispõe de uma sala na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade rural de Tabatinga, para a realização do exame PPD, indicado justamente para pessoas imunodeprimidas ou aquelas que mantêm o contato direto com portadores da doença.

No caso da UBS de Tabatinga, o material para exame é coletado nas sextas e o resultado é entregue nas segundas-feiras. Anteriormente, os pacientes do município teriam que se deslocarem para Assú para realizar esse procedimento. Com os investimentos realizados pela gestão municipal, Alto do Rodrigues passou a ser referência para municípios circunvizinhos na região do Vale do Açu.

SECOM

Comentários