Itep modifica sistema para emissão de RGs no Estado

 

Foto: Reprodução

O Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) anunciou, nesta sexta-feira (22), que modificou o sistema para emissão de carteiras de identidade no Estado e espera que os atendimentos voltem à normalidade a partir da próxima semana. Por dia, segundo o Itep, serão disponibilizadas 1.500 vagas para agendamento, 500 só em Natal, situação que estava sendo afetada por ação de hackers em lan houses do Estado. A obtenção da via física tem demorado, em média, 40 dias.

Em coletiva de imprensa, o diretor do órgão, Marcos Brandão, afirmou que os ajustes foram feitos para otimizar a emissão das identidades e facilitar o acesso da população ao documento. Antes, o agendamento só era disponibilizado às sextas-feiras, mas rapidamente estavam esgotando.

Brandão afirmou que os ajustes foram feitos para otimizar a emissão das identidades e facilitar o acesso da população ao documento. Antes, o agendamento só era disponibilizado às sextas-feiras, mas rapidamente estavam esgotando.

“Durante a semana, todos os dias, às 8h, pode entrar e fazer o agendamento para o dia seguinte. Na sexta, será feito para semana seguinte. Vamos oferecer uma gama de possibilidades para o cidadão melhor se adequar. Por semana, serão 2.500 vagas para Natal”, comenta.

Agora, os agendamentos serão disponibilizados de segunda a sexta, com o atendimento acontecendo no dia ou na semana seguinte. O diretor do Itep, Marcos Brandão, aponta ainda que 30% dos agendamentos não estão sendo cumpridos, tirando a vaga dos que realmente precisam da identidade.

Ainda segundo Marcos Brandão, o instituto vai lançar, nas próximas semanas, um serviço chamado “RG Urgente”, para casos em que a documentação é estritamente necessária, como matrícula de crianças em escolas, assinatura de contratos, cirurgias, viagens, entre outros. O serviço será regulamentado e a expectativa é que a identidade saia em um prazo de 8 a 10 dias.

Tribuna do Norte

Comentários