PT planeja convenção “protocolar” e sem presença de Lula, que deve cumprir agenda no Nordeste

Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

O Partido dos Trabalhadores (PT) planeja uma convenção partidária protocolar, sem o peso de um evento de campanha. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve estar no evento, que confirmará a escolha da legenda por sua candidatura, segundo a assessoria do petista.

Marcada para o dia 21 de julho, a convenção do PT será realizada em São Paulo. Mas, neste mesmo dia, o pré-candidato petista cumprirá agenda no Nordeste.

O foco do petista está em girar o país e tentar conter o esperado avanço de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas.

O PT optou por realizar a sua convenção logo no segundo dia permitido pelo calendário da Justiça Eleitoral para poder acelerar os processos de formalização da candidatura. Só depois da convenção os candidatos podem constituir um CNPJ para o gasto de recursos com despesas da campanha. Por enquanto, a contabilidade é feita pelo partido. Também é depois da convenção que a Polícia Federal passa a atuar na segurança dos candidatos.

O delegado da Polícia Federal Alexsander Castro Oliveira será o chefe da segurança do ex-presidente. Ele foi escolhido em conjunto entre a corporação e a equipe de Lula.

Os planos petistas são dar um ar menos protocolar à convenção do PSB, principal partido aliado de Lula até o momento, no dia 29 em Brasília. O ex-presidente estará presente. O encontro vai oficializar a indicação do ex-governador Geraldo Alckmin como vice e aprovar a aliança com o PT.

Com informações de O Globo e CNN Brasil

Comentários