Operários “descobrem” lago semelhante ao Buraco Azul durante obra em Parnamirim; serviço é interrompido


Foto: Michael Borges / Cedida

Um lago de água cristalina de coloração azul turquesa foi descoberto por operários que trabalhavam na construção de uma estação elevatória de esgotos em Parnamirim, na Grande Natal, na manhã desta quarta-feira (25). Os trabalhadores perfuravam o solo do bairro de Nova Esperança quando a água começou a subir e a formar o lago. A obra fica na rua João Paulo Segundo.

Em nota, a Prefeitura de Parnamirim, responsável pelo serviço, informou que a obra foi interrompida imediatamente. A gestão municipal informa que houve um “aumento do nível do lençol freático”. A prefeitura diz, ainda, que pediu à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) um “laudo emergencial” sobre o incidente.

A Caern informou que a gestora do contrato de construção da estação é a prefeitura e que, portanto, é a gestão municipal que tem que dar esclarecimentos sobre o assunto.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) complementou que a prefeitura tem autonomia para adotar os próximos passos, já que, neste caso, a gestão municipal que é responsável por fiscalizar, monitorar e licenciar a obra. “O Idema só deverá intervir quando a obra em questão ultrapassar os limites estabelecidos na resolução 04/2009 do Conema que trata sobre impacto local”, afirma o órgão, em nota.

Apesar disso, o Idema afirmou que um engenheiro sanitarista do órgão vai até o local para averiguar o incidente.

A reportagem busca contato com a empresa responsável pela obra. O espaço está disposição.

O fenômeno atraiu curiosos para o local. Alguns moradores da região chegaram a tomar banho no lago assim que a água começou a subir e a obra da estação de esgotos foi paralisada. O lago lembra o Buraco Azul, tradicional ponto turístico da região Oeste do Ceará próximo a Jericoacoara.

O vereador de Parnamirim Éder Queiroz (PSC) visitou o local na manhã desta quarta-feira e disse que vai pedir o “tombamento” do lago. “Parnamirim pode dizer que tem um Buraco Azul. Aqui passava o antigo Rio Vermelho, e você observa a colocação dessa água. Vamos solicitar para tombar o local. A bomba a todo momento puxa a água, mas não vai secar. Não vai baixar, porque atingiu o lençol freático. O solo que nós temos, argiloso, faz com que esse tipo de fenômeno aconteça”, afirmou Éder, em publicação nas redes sociais.

O também vereador Michael Borges (PSDB) gravou um vídeo nas redes sociais pedindo para que os moradores não se aproximem do local até que as providências emergenciais sejam tomadas. Ele alertou para o risco de acidentes, já que o lago fica numa parte muito funda e é cercado por barreiras da obra. Ele reclama que, logo após descobrir o lago, a empresa não deslocou funcionários para proteger o local. “Uma verdadeira riqueza em Nova Esperança”, afirma o parlamentar.

Portal 98FM


Comentários