Peixe-boi é encontrado encalhado em praia da Costa Branca potiguar

 

O animal possui uma antena GPS para monitoramento (Foto: Reprodução)

Um peixe-boi foi encontrado encalhado na praia de Alagamar, no litoral do município de Grossos, na Costa Branca potiguar. Identificada como fêmea e com o nome de Pintada, o animal foi reconhecido pelo projeto Cetáceos da Costa Branca, que monitora a orla na região.

Pintada já é conhecida pela equipe do projeto, pois está marcada com o número 3 e possui uma antena GPS para monitoramento. Ela encalhou anteriormente em 2015 na praia de Melancias, no litoral do Ceará, e foi resgatada pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) quando ainda era filhote. Após completar sete anos, foi solta na natureza e passou a ser monitorada diariamente pela equipe técnica de monitoramento.

O monitoramento diário é essencial para controlar o comportamento do animal e seu desenvolvimento em ambiente natural. Por meio desta atividade, é possível diagnosticar se o animal está se desenvolvendo e evoluindo bem ao processo de soltura, informou Diego Ramires, técnico de monitoramento de peixes-bois marinhos do Aquasis. Este trabalho é realizado sempre que um animal reabilitado é solto na natureza.

A equipe do projeto Cetáceos da Costa Branca foi ao local para realizar os procedimentos necessários para que Pintada possa voltar ao seu habitat natural. (Com informações Portal Grande Ponto, via Portal 96 FM).

Comentários