TRE-RN inicia Geração de Mídias e Carga de Urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições

 

Serão preparadas no RN um total 8.114 urnas para as mesas receptoras de votos, além de 378 para eventuais contingências (Foto: TRE-RN)

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte iniciou na manhã desta quarta-feira, 18, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), em Natal, as cerimônias de Geração de Mídias e Preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições 2024 das cinco Zonas Eleitorais de Natal, além de Macaíba (5ª Zona), Goianinha ( 9ª Zona), Parnamirim (50ª Zona) e São Gonçalo do Amarante (51ª Zona).

Durante o período de 18 a 27 de setembro de 2024, todas as zonas eleitorais realizarão sua cerimônia, conforme cronograma publicado no sítio eletrônico do TRE-RN, acessível pelo link: Cerimônias de Geração de Mídias e Preparação de Urnas – 1º Turno — Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte .

Trata-se de uma cerimônia pública presidida pela juíza ou pelo juiz eleitoral ou por autoridade designada pelo TRE, regulamentada pela Resolução TSE nº 23.736/2024, que tem por objetivo gravar, em mídias de carga, os sistemas eleitorais e os programas oficiais das urnas, assim como os dados essenciais para a votação, incluindo informações dos eleitores de cada seção eleitoral e número e foto dos candidatos.

Todos os dados necessários para a votação são gravados inicialmente nas mídias para posterior instalação nas urnas eletrônicas, que, ao final, serão lacradas. Importante destacar que é garantida durante todo esse processo a conferência dos dados constantes das urnas e a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas pelos representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos, das federações, das coligações e das demais entidades fiscalizadoras que comparecerem à cerimônia.

Serão preparadas no RN um total 8.114 urnas para as mesas receptoras de votos, além de 378 para eventuais contingências.

Comentários