Impeachment de Trump deve ser decidido neste sábado pelo Senado

 


Foto: Jim Bourg / Reuters – 6.1.20201

Após quatro dias de audiências, o Senado dos EUA deve votar o futuro político do ex-presidente Donald Trump em uma votação neste sábado (13), exatamente um mês após o impeachment ser aprovado pela Câmara dos Representantes, quando ele ainda estava no cargo. Os senadores devem se reunir às 10h (meio-dia no horário de Brasília) e a votação pode começar às 15h (17h em Brasília).

O ex-presidente é acusado de ter traído seu juramento por ter incitado a invasão do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, por parte de seus apoiadores em 6 de janeiro. Naquele momento, acontecia uma sessão conjunta do parlamento para contabilizar os votos do Colégio Eleitoral, última etapa para oficializar os resultado da eleição presidencial de 2020, com derrota de Trump para o democrata Joe Biden. A violência acabou com cinco mortes.

O incidente fez com que a estrutura de segurança da capital, Washington, fosse reforçada inslusive com soldados da Guarda Nacional. Para condenar Trump, são necessários 67 votos dos total de 100 senadores, algo que deverá ser complicado. Além dos 50 democratas, seriam necessários pelo menos mais 17 republicanos. Se houver a aprovação, uma votação de maioria simples pode cassar os direitos políticos de Trump e impedi-lo de disputar a presidência ou outro cargo público novamente.

Na terça-feira, na abertura do julgamento, os senadores votaram uma moção para determinar se o processo seria constitucional, mesmo após o fim do mandato de Trump. Com o apoio de 6 republicanos, os democratas conseguiram 56 votos para manter o julgamento.

Na quarta e quinta-feira, os nove representantes democratas que formam a acusação se revezaram na tribuna. Com dezenas de vídeos, tanto os postados em redes sociais como aqueles gravados pelas câmeras de segurança, além de tuítes feitos pelos presidentes, eles tentaram mostrar como Trump convenceu seus seguidores de que havia perdido a eleição por uma suposta fraude, jamais provada, a atacar o Congresso para que ele pudesse manter o poder.

Na sexta-feira, a equipe de defesa do ex-presidente, que tinha um total de 16 horas disponíveis, usou apenas três para atacar a acusação e criar uma narrativa de que Trump teria feito todo o possível para conter a violência e dizer que o processo seria inconstitucional e uma tentativa de “cancelar” seus 74 milhões de eleitores.

A segunda metade da sessão de sexta foi dedicada às perguntas e respostas dos senadores, que são os jurados nesse julgamento, para as equipes de acusação e defesa. A sessão foi encerrada com uma homenagem ao policial do Capitólio Eugene Goodman, que recebeu a medalha de honra do Congresso, por sua atuação no combate à invasão do dia 6 de janeiro.

R7

Comentários