Vento será responsável por dois terços da produção global de energia até 2030

 A energia eólica fornecerá a espinha dorsal da transformação do setor elétrico na próxima década, de acordo com um novo relatório da Rethink Energy, empresa de pesquisa e desenvolvimento do Reino Unido.


A energia eólica será responsável por dois terços da produção global de energia até 2030 e abrirá o caminho para todas as tecnologias de carbono zero, de acordo com o relatório.O relatório,  Wind acelera nuclearhidrelétrica passado em mercados de energia cobertos,  afirma que todas as previsões anteriores subestimaram o apelo do vento por alguma margem.

O crescimento do setor de energia eólica está sendo desencadeado pelo recente aumento nas promessas nacionais de energias renováveis, a eleição de um presidente verde dos EUA e a queda nos custos da tecnologia.

Além disso, um ambiente de investimento cada vez mais atraente permitirá que a geração de energia eólica ultrapasse a energia hidrelétrica e a nuclear na próxima década, reduzindo a contribuição dos combustíveis fósseis no processo.

Em termos de capacidade, o setor de energia eólica deve registrar um aumento de 756 GW no final de 2020 para 2.126 GW até 2030, um aumento de três vezes.

O relatório aponta a China como o maior proponente desse crescimento, respondendo por 36% das adições na próxima década, atingindo 780 GW de capacidade acumulada até 2030. Os EUA representam o segundo maior mercado, respondendo por 15% à frente da Índia em terceiro local, com 5% das instalações da década.

A China também liderará no setor eólico offshore emergente, ultrapassando o Reino Unido como o maior mercado do mundo no final de 2020. Atingindo 248 GW de capacidade global em 2030, ante apenas 35 GW hoje, as instalações eólicas offshore crescerão para 12% de adições totais de vento. Isso será reforçado significativamente à medida que os mercados surgirem nos EUA e na Ásia-Pacífico nos próximos anos, bem como com o surgimento da energia eólica flutuante comercial em meados da década de 2020.

À medida que a tecnologia avança com turbinas maiores e mais eficientes e à medida que o corte é reduzido, a geração anual do setor ultrapassará 7.300 TWh por ano em 2030, atendendo a quase 22% da demanda global de eletricidade projetada nesta época.

Este crescimento de cinco vezes na geração, no entanto, implicará apenas um aumento de 125% no investimento anual. Ao longo da década, o gasto total em instalações eólicas deve chegar a US $ 1,7 trilhão, respondendo por menos de 0,1% do PIB global, mas evitando mais de 10% das atuais emissões de CO2.

Durante um período de baixas taxas de juros após a Covid-19, esses gastos oferecem uma oportunidade ideal para os governos impulsionarem suas economias após paralisações forçadas pela pandemia. A antecipação da capacidade de energia eólica deve criar 4,1 milhões de oportunidades de emprego em todo o mundo.

A pandemia será apenas parcialmente responsável por uma pequena queda nas instalações até 2021 e 2022, que será impulsionada principalmente pela mudança global para leilões sem subsídios.

Harry Morgan, principal autor do relatório, disse: “Embora a COVID-19 tenha prejudicado o crescimento de muitos setores da economia, a energia eólica é aquela em que a interrupção pode ser observada apenas na interrupção física das instalações do projeto. A grande maioria dos governos em todo o mundo tem se acomodado a isso, o que significa que o gasoduto global só foi prejudicado no sentido de que alguns projetos serão instalados um pouco mais tarde do que o esperado. ”

O Petróleo

Comentários