PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM MARCAM PARALISAÇÃO PARA O DIA 21 DE SETEMBRO

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Profissionais da enfermagem do Rio Grande do Norte decidiram paralisar as atividades no próximo dia 21 em defesa do piso nacional da categoria.

De acordo com Érika Galvão, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (SinSaúde), uma manifestação também está marcada para o mesmo dia, com concentração em frente a Prefeitura de Natal e saindo em caminhada pelas ruas.

Ainda de acordo com o SindSaúde, no dia da paralisação, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as de Estratégia Saúde da Família (ESF), não irão funcionar.

VOTAÇÃO NO SUPREMO 

O piso dos profissionais da enfermagem  foi aprovado pelo Congresso Nacional este ano e passou a vigorar em agosto. A norma, no entanto, foi suspensa por 60 dias, no dia 4 de setembro, pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O magistrado atendeu a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que alega impeditivos financeiros para a aplicação do piso em determinados segmentos e aponta riscos à empregabilidade no setor, bem como possibilidade de redução de leitos por possíveis demissões.

O caso foi levado a referendo dos demais ministros da Corte no plenário virtual. O julgamento foi iniciado na última sexta-feira (9) e está previsto para acabar na sexta (16). Até o momento, o placar tem cinco votos a dois pela suspensão.

Portal da Tropical

Comentários