Justiça determina que Estado e Município ampliem leitos de UTI

Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN mantiveram, à unanimidade de votos, a sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública, a qual determinou, entre outras ações, que Estado e Município instalem ou ampliem, dentro de suas respectivas competências, os leitos de UTI, conforme determinado pela Portaria Ministerial nº 1.101/2002, em um percentual de no mínimo 7% dos leitos totais, abrangendo os grupos etários adulto, pediátrico e neonatal, levando em consideração a população existente.
De acordo com o relator do processo, desembargador João Rebouças, aplicando os parâmetros da portaria nº 1.101/2002, o Estado não possui a quantidade leitos de UTI necessários. Deveriam existir, no mínimo, de 300 a 360 leitos instalados, sendo que destes, de 77 a 94 deveriam estar no município de Natal. Nos autos do processo o Ministério Público – autor da ação – informou que no RN existem apenas 363 leitos de UTI, sendo 246 hospitais privados. Levando em consideração a portaria, a quantidade necessária seria de, pelo menos, 655 de leitos para a população do RN.
Em sua defesa, o Estado afirmou a existência de um planejamento para melhorar o atendimento de leitos de UTI, apontando a contratação na rede privada e a realização de concurso público. O município de Natal alegou que cumpri a portaria e pediu a improcedência do pedido do Ministério Público.




Funcionários decidem voltar ao trabalho
Terminou nesta segunda-feira(21) a paralisação dos funcionários da Empresa Eólica Serveng instalada no município de Pedra Grande responsável pela construção do parque eólico em Enxú-Queimado.
Os funcionários junto ao Sindicato da Construção Civil, haviam iniciado uma paralisação na quarta-feira da semana passada por melhorias salariais.
Ontem foi firmado um acordo com o Sindicato e a empresa nos seguintes termos: a partir de 1º de junho todos os funcionários receberão uma cesta básica no valor de R$ 110,00; o valor da hora extra que antes era de 50% passou para 60% e de 100% para 120% nos finais de semana.
Também ficou acertado, que na parte da produção terão que concluir três bases por semana para terem direito a sessenta horas extras.

O movimento de pessoas na Comperve para a solicitação da isenção da taxa de inscrição no Vestibular UFRN é intenso nesta terça-feira (22). Uma grande fila se forma do lado de dentro e de fora da sede da Comperve, na BR-101, em Potilândia.
Segundo Magda Pinheiro, presidente da Comissão, há um mês e um dia, 21 de abril, iniciou o processo de entrega dos documentos necessários para a solicitação da isenção, mas muita gente deixou para última hora. “Ontem atendemos até as 21h30 para dar conta da demanda, mas hoje ão vai ser assim”. De acordo com Magda, os funcionários da Comperve somente atenderão os estudantes que chegarem até as 17h30, horário final previsto no edital do concurso para requerer a isenção.
Para a solicitação é preciso levar, além do documento de identificação, o histórico escolar dos ensinos fundamental e médio comprovando que cursou todos os anos em instituição pública, e o requerimento de isenção. Caso seja concluinte, deve levar   declaração informando que cursa o 3º ano do ensino médio.


TRE » Prefeito de Caraúbas perde mandato por infidelidade partidária

Os juízes da Corte Eleitoral, em sessão ordinária na tarde desta terça-feira (22), decidiram por unanimidade, julgar procedente ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária, interposta pelo Ministério Público Eleitoral, que pretendia o reconhecimento de infidelidade por parte do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva.

Nos autos do processo, o peticionado argumentou que sua desfiliação do Partido Social Brasileiro (PSB) decorreu de grave discriminação pessoal, caracterizada por divergências partidárias, impossibilitando assim a sua permanência no partido.

Em seu voto, o juiz Jailsom Leandro, relator, primeiramente destacou que a jurisprudência do TSE e do próprio TRE entende que as divergências partidárias não configuram a grave discriminação pessoal, implicando assim, a não justa causa para desfiliação partidária.

Além disso, verificou que houve desentendimentos entre o peticionado e o PSB, quanto à indicação do partido para a disputa da legenda nas eleições de 2012, uma vez que a candidatura era desejada tanto por Ademar Ferreira quanto pela presidente do partido. O magistrado entendeu que existiu divergências partidárias, mas não de discriminação pessoal e política de natureza grave, votando procedente pela perda do mandato de Prefeito outorgado a Ademar Ferreira da Silva. Os demais juízes acompanharam o relator integralmente.

Após a publicação do acórdão, no Diário da Justiça eletrônico (DJe), o TRE fará a comunicação oficial à Câmara Municipal de Caraúbas a fim de que seja empossado seu substituto.

Alcivan Viana (PMDB), terá encontro com Ferreira Júnior e Ademar Ferreira

De acordo com informações repassadas ao blog, o vice-prefeito de Caraúbas/RN, Francisco Alcivan Viana (PMDB) deverá se reunir com a cúpula da base situacionista amanhã pela manhã.

A reunião deverá acontecer na capital do estado e contará com a presenta de Ademar Ferreira (PMDB) e do seu sobrinho e presidente do PMDB de Caraúbas/RN, Ferreira Júnior. O encontro deve tratar do novos fatos que aconteceram no município, como também da posse de Alcivan como prefeito.

Em contato com o blog, Alcivan preferiu não dar nenhuma declaração antes de conversar com Ademar e Ferreira Júnior, mas ressaltou que quer o grupo situacionista unido para o pleito de 2012.

Por LEYSSON CARLOS


Comentários