Baleia morta por tubarões na costa de Upanema serve de alerta para banhistas e frequentadores das praias do litoral areia-branquense

bal1 (1)Baleias encalharam na praia de Upanema neste domingo (Foto: Divulgação/PM)
O que parecia mito, é real: a presença de tubarões muito perto da costa de Areia Branca. O fato foi constatado por biólogo do Projeto Cetáceos da Costa Branca, mantido pela Petrobras e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). Isso significa que a partir de agora, os banhistas e frequentadores das praias areia-branquenses, devem ficar atentos quanto à presença de tubarões no litoral do município.
Das 30 baleias que encalharam na praia de Upanema, na madrugada deste domingo, 22, seis morreram ainda pela manhã e à tarde, uma que havia sido levada para o mar morreu após ser atacada por tubarões.
Até o final da tarde, os biólogos que acompanham o caso ainda não sabiam informar o que ocasionou o encalhe dos animais. Inicialmente, informaram que as baleias eram da espécie piloto, mas por volta das 17h, o especialista Flávio José de Lima Silva corrigiu a informação. Na verdade, as baleias são da espécie falsa-orca.
De acordo com o tenente João Almeida, do Pelotão Ambiental da Policia Militar de Mossoró, os policiais foram avisados do encalhe por volta das 5h. "De imediato acionamos a equipe do pelotão ambiental e ainda o projeto Cetáceos. Eles coordenaram a população na tentativa de resgatar os animais, reinserindo-os ao mar", falou o oficial.
Os biólogos que investigam as causas do encalhe coletivo de 30 baleias acreditam que o líder do grupo estaria doente, desorientado e, assim, teria provocado a ida dos demais até a praia de Upanema. "Há duas hipóteses para o que aconteceu aqui em Upanema neste domingo. A primeira, mais forte, é que o líder do grupo estaria doente. Assim, ficou desorientado e levou o grupo até a praia de Upanema, que tem um banco d'água raso. A segunda é que o grupo estivesse atrás de um cardume e encalhou ao chegar à praia", falou o biólogo Flávio José Lima Silva, coordenador do Projeto Cetáceos.Baleia1                  Baleia, que segundo biólogos, foi morta por tubarões próximo à praia de Upanema (Foto/Reprodução: Carlos Júnior)
O biólogo disse que já foi coletado material das baleias mortas. Esse material foi levado para estudos na Uern. Após a coleta, as baleias foram enterradas na praia de Upanema. Maquinário da Prefeitura de Areia Branca  foi usado para auxiliar nas escavações e no transporte dos animais.
Flávio Silva disse ainda que biólogos do Projeto Cetáceos vão continuar monitorando as baleias nos próximos dias para evitar novos encalhes.
Segundo ele, não há registros de um encalhe coletivo nessas proporções no Brasil. "Há muitos encalhes de baleias no litoral brasileiro, mas não me recordo de algo nessa quantidade. Em 1991, 19 baleias encalharam em São Miguel do Gostoso, também no litoral potiguar. Mas um encalhe coletivo com 30 animais é a primeira vez que ouço falar no nosso país", afirmou Flávio Silva. (Com informações do G1 RN). 

Próximo teste de direção veicular do Detran em Macau, será nesta quarta-feira, dia 25.


O cronograma para aplicação de provas de direção veicular no interior do Estado para o mês de setembro foi divulgado  pela Controladoria Geral de Trânsito do Detran/RN. A cidade de Currais Novos foi a primeira a receber a visita da equipe técnica de peritos do Órgão, que se encontra escalada para atuar na localidade durante todo o dia da segunda-feira (02).
No total, 20 municípios espalhados pelas várias regiões do Rio Grande do Norte serão contemplados com a ação. O planejamento aponta para a realização cerca de 3 mil exames durante os 21 dias úteis de atuação da equipe de examinadores do Departamento. Serão avaliados alunos aptos nos exames médico e psicológico de 34 centros de formação de condutores.
As cidades de Currais Novos, Caicó, Ceará Mirim, Goianinha, Canguaretama e Pau dos Ferros, locais em que foi detectada uma demanda maior de usuários aguardando os testes, serão disponibilizados dois dias de visitas dos examinadores.
CRONOGRAMA – EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR 
 – Currais Novos;
03/09 – Caicó;
04/09 – Goianinha;
05/09 – Ceará Mirim;
06/09 – Nízia Floresta;
09/09 – Goianinha;
10/09 – Currais Novos;
11/09 – Canguaretama;
12/09 – Jucurutu;
13/09 – Caicó;
16/09 – Nova Cruz;
17/09 – Canguaretama;
18/09 – Tangará e Santa Cruz;
19/09 – Apodi;
20/09 – Pau dos Ferros e São Miguel;
23/09 – São Paulo do Potengi;
24/09 – Ceará Mirim;
25/09 – Macau e João Câmara
26/09 – Jardim do Seridó;
27/09 – Parelhas;
30/09 – Pau dos Ferros e Caraúbas.

Comentários