Aniversário de 5 anos de nosso blog, oba!!!

Quando criança eu escolhi o 5 como o meu número da sorte. Não lembro o motivo, mas provavelmente eu devo ter sido bastante influenciado pelo Mach 5 do Speed Racer. Eu era fã do Speed. Desde então, tudo que leva o número 5 tem a minha preferência.


Enfim, hoje é um dia especial. É o dia do 5. Exatamente hoje o blog Luciano Seixas completa 5 anos de vida! :)

Foram mais de um milhão posts e inúmeros comentários além de uma marca hoje de aproximadamente 2 milhões de acessos, claro que teve mais não fosse a mudança em várias vezes do nosso endereço. Em alguns momentos o blog alcança mais de 3 mil visitantes únicos por dia, numa média diariamente de 2 mil visitas todos os dias. Boa marca, né?

O blog começou como uma aventura com data marcada para terminar. Minha expectativa era que seria algo com vida curta e pouco interessante, algo entre 5 e 6 meses. O objetivo por trás dele era conhecer a blogosfera, desenferrujar a minha escrita e me forçar a separar um tempo diário para aprender coisas novas. Eu não sou escritor, nem muito menos jornalista, mas achei que um blog poderia ser uma boa tentativa para manter nossos leitores sempre bem informados. A verdade é que depois de 5 meses eu já estava fascinado pelas redes sociais e pelo sucesso que o blog teve  em tão pouco tempo.

Publiquei os primeiros posts, alguns referindo-se a política de nosso município, mas fiquei quietinho. Falei do blog para poucas pessoas. As vezes inseguro de escrever minha própria opinião sobre temas polêmicos, em especial a política nos dias de hoje até porque minha percepção era de que eu não teria coisas tão interessantes para falar, principalmente em um município que respira política como é o nosso. Simultaneamente, comecei a separar um tempo para navegar aleatoriamente na blogosfera, sempre aprendendo com nossos parceiros onde desde já agradeço a força dada pelos colegas blogueiros, em especial ao nosso companheiro Jefter Marinho do Alto Notícias que me deu maior força para seguir o novo caminho. A surpresa não tardou a acontecer. Descobri que alguns blogueiros estavam colocando links para meus posts, ao mesmo tempo em que eu colocava links para os deles. Comecei também a receber alguns comentários de desconhecidos em meus posts. O interesse aumentava a medida que publicava posts sobre temas polêmicos. Nestas situações ocorria do meu blog ser bastante referenciado por outros blogs, surgiam blogueiros comentando meus links e abordagens. Eu fazia igual. Descobri que alguns blogueiros eram muito bons e me ajudavam a responder a determinadas perguntas onde eu não tinha uma clara resposta ou ponto de vista. Sem me dar conta, eu já estava desenvolvendo uma conversa e já tinha uma rede de relacionamentos estabelecida, que crescia dia a dia. Eram conversas esparsas, onde a dimensão do tempo e da distância física eram irrelevantes, mas conversas riquíssimas com pontos de vista diferentes, muitas vezes até conflitantes, com pessoas de diferentes formações, interesses e conhecimento.

Este ambiente, aparentemente caótico de troca de conhecimento, me fascinou e eu descobri que já estava absolutamente contaminado e viciado pela blogosfera. O termo “caótico” é muito pertinente, pois a sensação é esta mesma; todos podem falar como e quando quiser, e todos podem ouvir o que quiser, quando quiser. Com apenas seis meses de blog, eu já estava encantado com tudo aquilo. A blogosfera é maravilhosa pois as pessoas se organizam em torno interesses comuns. As redes sociais me parecem um passo além dos blogs, mas minha visão é que a rede de links e referências existentes em blogs conectados formam uma verdadeira rede social.

Enfim, se você é frequentador assíduo do blog, eu agradeço o seu tempo e interesse, é isso que me motivou a manter o projeto de atualizar todos os dias e sempre compartilhando notícias de alto interesse de nossos companheiros só pra te dar a boa nova em primeira mão. Se é a primeira vez que chega aqui, então aprecie e vasculhe bastante. Tem coisas bem legais escritas meses e anos atrás que continuam super atuais e relevantes. Meu muito obrigado pelo carinho que vocês tem comigo, divido esta festa com você que tá por aqui todos os dias nos apreciando.

Comentários