Feriado de Corpus Christi mobiliza comunidade católica em torno da confecção de tapetes em Alto do Rodrigues


A confecção de tapetes coloridos na “em frente a igreja matriz” é uma tradição em Alto do Rodrigues
Hoje quinta-feira, 19, é feriado de Corpus Christi e milhares de fiéis participam das atividades da Igreja para relembrar o mistério da Eucaristia. Em Alto do Rodrigues, o ponto alto da programação em alusão à data, é a confecção de tapetes coloridos em frente a paróquia nossa Senhora do Rosário.
 
O padre Marcelo Coutinho convidou as pastorais, os movimentos ligados à Igreja e a comunidade em geral para  colaborar com a confecção dos tapetes. 
De acordo com o sacerdote, às 16h00 haverá uma grande concentração em frente a igreja matriz para a procissão, cujo encerramento será com a missa “A Hora da Graça”.
Corpo de Cristo

Confecção de tapetes  mobiliza a comunidade católica (foto: arquivo).
Os tapetes são tradições na festa de Corpus Christi, do latim Corpo de Cristo. A tradição dos tapetes feitos muitos deles com sal e serragem é uma demonstração de amor à Igreja e ajudam a embelezar a celebração.  

A festa de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes do Cristianismo, que relembra a instituição do sacramento da Eucaristia.
O dia é comemorado sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no primeiro domingo após Pentecostes (celebrado 50 dias depois do Domingo de Páscoa).
A decisão da Igreja Católica de escolher um dia para celebrar o mistério da Eucaristia se dá pela importância do sacramento, instituído pelo próprio Jesus Cristo.
A quinta-feira foi o dia da semana escolhido para a celebração em referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição desse sacramento.

Comentários

  1. A verdade sobre os tapetes do feriado de (Corpus Christi).
    É importante ressaltar que, aquela multidão que recepcionou Jesus na entrada triunfal
    em Jerusalém relatado em Lucas 19:29-31, foi a mesma que gritava "crucifica-o" em Lucas 23:21. Em João 4:21-24 está escrito: "Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" portanto, não adianta preparar um caminho para a entrada do Rei como descrito em Lucas 19, é preciso preparar o terreno do coração ou seja, é preciso que cada pessoa se arrependa dos seus pecados e abandonem os maus caminhos de forma a receber no seu Eu interior a pessoa do Cristo vivo como único e suficiente salvador. Em João 14:6, "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim", através desse verso, conclui-se que o caminho já está preparado e desnecessário se faz enfeitar ruas para a chegada do Salvador, até porque quando o Senhor retornar à terra para resgatar Sua igreja, ele virá em corpo glorificado ou seja, corpo espiritual e só subirá quem aceitou-o e recebeu-o como Senhor de suas vidas. Logo verifica-se também que a verdadeira Eucaristia relatada em I Coríntios 11:23-26 se dá pela reconciliação pessoal e individual entre o ser humano e Deus através da aceitação do senhorio de Cristo de todo o coração, assim todo aquele que reconciliou-se com Deus pelo reconhecimento da crucificação de Jesus terá parte com Seu corpo e sangue vivos já que Ele está vivo porque ressuscitou no 3º dia. Segundo a bíblia somente a verdade liberta o homem de todo tipo de idolatria e fanatismo religioso ensinado pelas religiões que se dizem cristãs, portanto aceite Jesus como teu Salvador, leia a bíblia e ore diariamente dessa maneira será batizado no Espírito Santo e entenderá todos os mistérios do Reino de Deus além de receber a vida eterna para teu corpo, alma e principalmente para teu espírito ou Eu interior !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário