DER suspende cinco entidades de emissão de carteiras estudantis

Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa terça-feira (17), o Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER) suspendeu temporariamente cinco entidades que fornecem carteiras estudantis.
Por suspeita de fraude na emissão dos documentos, a partir de 2019 – por dois anos -, as entidades União dos Estudantes Potiguar (UEP), União Nacional Estudantil Brasileira (UNNEB), União Norte-rio-grandense Estudantil (UNNES), União dos Jovens Estudantes do RN (Ujern) e União Potiguar dos Estudantes (UPES) não poderão mais emitir carteiras de estudante válidas para o transporte intermunicipal no RN.
A exclusão das entidades foi tomada após uma denúncia feita pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DCE-UFRN).
Segundo a Lei Federal 12.933, de 2013, apenas três entidades nacionais são habilitadas a emitir carteiras de estudante: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Nos estados, estão autorizadas a emitir o documento apenas instituições filiadas a essas três. No RN, são elas a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes) e a União Estadual dos Estudantes (UEE).

Comentários