EMATER distribui sementes para os agricultores dos Bancos de Sementes em Alto do Rodrigues


O Governo do Estado do RN , através da SAPE Secretaria de Agricultura do Estado do RN e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte – EMATER/RN , está entregando nesta semana as sementes para os agricultores familiares dos 20 municípios da jurisdição da EMATER Regional de Assú.
Serão entregues para região de Assú e Central ,82.150 Kg de sementes para 300 bancos de sementes com 7078 agricultores(as) em 20 municípios .Para o município de Alto do Rodrigues será 2.950 Kg de sementes. Sendo : 1.460 kg de milho potiguar;570  e kg de feijão - BRS Potiguar e 920 kg de sorgo Ponta Negra  . A ação faz parte do Programa Banco de Sementes, mantida pelo Governo do Estado. As sementes beneficiarão os agricultores dos Bancos de Sementes das comunidades de Tabatinga ,Ponciana , Estreito, São José , Barrocas e Canafistula ,cadastrados junto à EMATER.Será distribuído para cada agricultor: 4,5 kg de milho,1,8 kg de feijão e 3 kg de sorgo.

O Banco de sementes é um sistema organizacional capaz de reunir produtores(as) de forma democrática e participativa em torno do objetivo comum, sustentada pela vontade e afinidade de seus integrantes. Os bancos de sementes operam com um sistema de devolução onde o agricultor devolverá a seu respectivo banco o dobro da quantidade de sementes adquirida, isto é, no final do cultivo o agricultor que adquiriu 1kg de sementes devolverá 2kg daí a denominação “Bancos de Sementes”.

Serão mais de 306 agricultores(as) beneficiados no município de Alto do Rodrigues. A entrega é feita de forma gratuita aos agricultores,com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues através da secretaria de agricultura. O objetivo é melhorar a produção e produtividade das culturas, além de garantir uma safra de qualidade. “A distribuição de sementes visa atender os agricultores menos favorecidos economicamente, possibilitando que semeiem suas terras e continuem suas atividades produtivas”.


Atensiosamnete
Edimilson José dos Santos
Gestor Regional 
EMATER - Regional de Assú

Comentários