Igreja Católica suspende missas com presença de público em todo o RN

Igreja Matriz de Areia Branca  (Foto: Maria Silva)
A Igreja Católica do Rio Grande do Norte decidiu suspender por tempo indeterminado todas as missas com presença de fiéis. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 19, pelos bispos diocesanos.
A medida segue recomendações das autoridades de saúde pública e tem objetivo de evitar a transmissão do Covid-19 junto aos fiéis católicos.
O bispo dom Mariano Manzana, da Diocese Santa Luzia de Mossoró, fez o comunicado em entrevista coletiva à imprensa.
Veja na íntegra o comunicado encaminhado a população católica do Estado:
A Província Eclesiástica de Natal, formada pelas dioceses de Caicó, Mossoró e Natal anunciam novas recomendações para os paroquianos, por causa do avanço do Coronavírus e em respeito ao decreto governamental.
São elas:
Ficam suspensas, por tempo indeterminado, todas as Celebrações Eucarísticas com a participação do povo, inclusive nas capelas, santuários e casas de consagrados que se encontram nos territórios da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó;
As missas, especialmente, no Dia do Senhor, sejam celebradas, a portas fechadas, na Igreja Catedral e na Matriz de cada paróquia, com uma reduzida equipe de celebração, sendo transmitidas, ao vivo, pela internet e/ou por emissoras de rádio.
Os féis poderão ainda assistir às missas pelas emissoras de TV de inspiração católica; As confissões sejam realizadas somente em caso de real necessidade, tomando os devidos cuidados, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos e a Celebração das Exéquias; No tocante às celebrações do Sacramento do Matrimônio e do Batismo, recomendamos que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência de Matrimônio, seja celebrado em privado, com reduzido número de pessoas;
As Igrejas Matrizes e as Secretarias Paroquiais funcionarão em horário especial, a ser definido pelo pároco ou administrador paroquial; O decreto que entra em vigor a partir desta sexta-feira, 20, ainda sugere que os templos permaneçam abertos para que os fiéis que quiserem possam fazer as suas orações particulares, respeitando as normas sanitárias já dispostas. Principalmente aos idosos e o público de risco, a se manterem em suas casas como uma medida protetiva, em espírito quaresmal de oração e penitência.

Comentários