Empresário é detido ao invadir UPA para fazer transmissão ao vivo em SP mostrando que os números estão inflados

O empresário Adriano Reis foi detido em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Um empresário foi detido na tarde desta quarta-feira (8) após invadir a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Ribeirão Preto (SP) para fazer uma transmissão ao vivo, segundo a Prefeitura.
A unidade abriga o Polo Covid-19, que realiza a triagem de pacientes com sintomas do novo coronavírus na rede pública de saúde.
O empresário Adriano Reis alegou que o vídeo seria feito para mostrar à população que a UPA está vazia, sem moradores com sinais da doença em atendimento.
“Eles inflam os números, criam toda essa estrutura para tacar terror na população, para a população apoiar essas medidas”, disse. Segundo Reis, os decretos estadual e municipal, que restringem a circulação de pessoas para evitar a infecção, criaram um problema para a economia local.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que o empresário cometeu grave infração à saúde pública e que agrediu um funcionário. Um boletim de ocorrência foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Confusão
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), a confusão na UPA aconteceu por volta das 14h, quando Reis entrou no prédio e começou a filmar as equipes médicas. Um segurança tentou impedir a ação e, segundo a GCM, foi agredido.
“Segundo informações, aquele cidadão está fazendo filmagens e tem que ter autorização da Prefeitura para fazer a filmagem. Segundo o porteiro, ele foi barrado por questão de saúde, porque o local está esterilizado, e ele agrediu o porteiro”, disse o guarda civil André Crespo.
Na terça-feira (7), vídeos feitos por Reis viralizaram depois que ele esteve na recepção de diferentes postos de saúde. Nas imagens, o empresário afirma que a doença não afeta a cidade.
“Tem pouquíssima gente, muito longe do colapso da saúde que disseram que a gente teria no dia 6 de abril. Se você está acreditando nessa falácia, se você está engolindo tudo o que o governo está dizendo e você está lutando pelo fique em casa, saiba que o maior prejudicado será você mesmo. Estou mostrando que em Ribeirão não existe essa conversa de Covid-19.”
G1 / SP

Comentários