Secretaria de Saúde de Natal disponibiliza formulário online para solicitar teste rápido do coronavírus

Exames são para alguns profissionais, como os da segurança e saúde pública, além de pessoas acima de 60 anos.
Podem solicitar o exame os profissionais da saúde e segurança pública em atividade, pessoas que moram com eles, idosos (a partir de 60 anos), cuidadores de idosos que atuam em instituições de longa permanência, pessoas em situação de rua e doentes crônicos a partir do sétimo dia do início dos sintomas e estando, pelo menos, 72h assintomáticos.

De acordo com a SMS, a implementação para esses públicos, além de dar o diagnóstico correto, visa auxiliar no retorno deles às atividades. Além disso, ele vai ajudar na orientação de forma mais precisa sobre a continuidade das medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção com maior precisão, segundo a pasta.

A secretaria explicou que os testes não são indicados para pacientes que apresentem algum sintoma respiratório no momento da realização. Além disso, também não devem ser feitos pelos que não tiveram histórico recente de febre - com tosse ou dor de garganta - coriza ou dificuldade respiratória.

Quem solicitar a avaliação pela internet deve responder um questionário com o e-mail, dados pessoais, endereço, ocupação profissional e ocorrência dos sintomas. O retorno acontece em até 48h por e-mail e, caso confirmada a necessidade do teste, será indicado um dia e horário para a realização em uma UBS.

"Com essas solicitações online, vamos conseguir avaliar de forma mais rápida e ágil a demanda de cada caso. As pessoas enviam as informações e nós processamos, de acordo com isso, se ela está apta ou não para a testagem", explicou Laís Crisanto, médica do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal).

Além do link para solicitar o teste, o agendamento pode ser solicitado pelos seguintes números de telefone: 99665-7002 / 98117-8325 / 99906-3033 / 98786-4307.

Comentários