Após passar marca de 1 milhão de casos de Covid-19, Brasil chega a 49.090 óbitos, indica consórcio de veículos de imprensa

O Brasil fechou o balanço das 20h desta sexta-feira com 1.038.568 casos confirmados de Covid-19. Agora, outra marca emblemática chama atenção. Foram registrados, nas últimas 24 horas, 1.221 óbitos pela doença; o total, desde o início da epidemia, é de 49.090 no país. A marca das 50 mil mortes, portanto, deve ser superada este fim de semana.

Especialistas: Brasil ultrapassa 1 milhão de casos sem saber real dimensão de sua epidemia nem ter claro quando atingirá o pico

O levantamento foi realizado por um consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, a partir das atualizações das secretarias estaduais de Saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a América Latina já responde por metade do número de novos casos no mundo.

Em uma demonstração de que a pandemia está longe de acabar, foram registrados 176 mil novos diagnósticos positivos na quarta-feira, o maior índice de contágios em apenas um dia.

Infográfico: Números do coronavírus no Brasil e no mundo

Para Rafael Meza, professor associado de epidemiologia e saúde global da Universidade de Michigan, o Brasil enfrenta um desafio particular, que é a falta de liderança do governo federal.

— Com isso, os governos locais e regionais precisam intensificar-se para preencher o vácuo e fornecer liderança e orientação à população — ressalta. — As organizações sociais também precisam intensificar a educação do público e fornecer serviços e assistência enquanto lidamos com a pandemia. Infelizmente, é provável que lidemos com a Covid-19 por pelo menos mais um ano, portanto, embora seja importante abordar os surtos atuais, também é fundamental desenvolver estratégias a longo prazo para minimizar o impacto tanto quanto possível.
O GLOBO

Comentários