Interjato Soluções é referência em conectividade para empresas de energia renovável

 

Foto: Pixabay

O Rio Grande do Norte é líder nacional em geração de energia eólica no Brasil, com mais de 4GW em potência instalada. A constância e a velocidade dos ventos colocam o estado em uma posição privilegiada, com cerca de duas mil máquinas em operação. Isso faz com que o RN se firme como o maior produtor de energia eólica do país, seguido por Bahia e Ceará.

A energia eólica já é a segunda fonte de energia do Brasil, ficando atrás somente das hidrelétricas. São 653 parques instalados no país, dos quais 82% se encontram no Nordeste. Isso porque na região, a exemplo do que acontece no RN, as condições naturais são mais favoráveis para produção desse tipo de energia.

Diante de condições tão propícias, a região Nordeste registrou no fim do mês de setembro um recorde na geração deste tipo de energia renovável. A produção apenas no dia 30 de setembro seria suficiente para atender o consumo de todo Nordeste e ainda sobrar um pouco. Isso porque nessa época do ano, os ventos na região são mais fortes e frequentes, período conhecido como “safra dos ventos” pela indústria do setor.

A energia que normalmente é um insumo, passa a ser também um vetor econômico. O crescimento dos últimos dez anos deve continuar também pela próxima década. Uma das fontes que mais cresce no país, é competitiva, gera emprego, renda e desenvolvimento econômico. Nos últimos dez anos, a energia eólica trouxe investimentos em torno 15 bilhões de reais para o Rio Grande do Norte, com instalação de parques em vários municípios e modificando a realidade local.

De acordo com o mapa do setor eólico publicado divulgado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN) há um crescimento de 30% em novos projetos de geração desta matriz energética no primeiro semestre deste ano no RN.
Ainda de acordo com dados do governo do Estado, foram captados R$ 3,631 bilhões em novos investimentos no setor. São 84 parques contratados, 19 em construção e 164 em operação.

E nesse contexto, a Interjato Soluções tem se consolidado como empresa fornecedora ao levar conectividade para os parques eólicos. A excelência no serviço permite que as empresas gerenciem dados de produção e enviem informações sobre a geração de energia em tempo real ao Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Para Erich Rodrigues, CEO da Interjato Soluções, “É um orgulho para uma empresa local atender o setor que tem tantas exigências de qualidade e tem fornecedores de classe mundial. Mostra competência dos nossos colaboradores e a capacidade de participar desse processo”, destacou o empresário.

Comentários