Abelardo Rodrigues, um mito na política varzeana com seis mandatos de prefeito

 


A dobradinha Abelardo e Geraldo rendeu inúmeras vitórias durante algumas décadas. 


 

Alto do Rodrigues do pioneiro Joaquim Rodrigues, é o berço de um dos maiores líderes do Vale do Açu nos últimos 40 anos. Abelardo Rodrigues Filho é o nome dele. 


São quase 40 anos de vida pública, isto é, mais da metade de seus anos ele passou governando sua cidade. 


Foram seis mandatos de prefeito, uma marca impressionante que transforma Abelardo em um mito na pátria varzeanaÉ um homem conhecido por honrar a palavra. Difícil pegar em sua munheca. 

 

Por vontade própria já teria se aposentado da política, mas os desafios lhe chamam. Em 2012 o ex-prefeito Eider Medeiros caiu na besteira de desafiá-lo.  


Levou uma "cacetada" que lhe tirou da política.  


Hoje ainda resta uma pergunta no ar... Será que no auge de seus 73 anos “o Papai” aceitaria disputar o sétimo mandato? Ou passará o bastão para o filho Abelardo Neto, atual vice-prefeito que, diga-se, já tomou gosto pela política.


 Como diz o ditado: filho de peixe, peixinho é! 



ABELARDO E GERALDO MAGELA   


As histórias desses dois líderes se confundem. Entenda o resumo: Geraldo Magela foi eleito prefeito de 1979 e na eleição de 82 ele apoiou Abelardo, que devolveu o cargo em 1989; recebendo de volta das mãos de Geraldo em 1993. No período de 2001 à 2008 fizeram uma dobradinha com Abelardo prefeito e Geraldo vice-prefeito.  



FAÇANHA DO HEXACAMPEÃO


Poucos políticos (ou nenhum além de Abelardo Rodrigues) tenha conseguido conquistar seis mandatos executivos em sua cidade. Do meu conhecimento, quem chegou mais próximo nesse sertão foi o ex-prefeito de Rodolfo Fernandes, Francisco Germano Filho (DEM), o famoso “Chiquinho Germano”. Faleceu em 2017 com 87 anos. Ele teve cinco mandatos dirigindo o município oestano. 



Por Toni Martins

Comentários