Internado desde março, Levy Fidelix morre aos 69 anos, vítima da Covid-19

 

Levy Fidelix era presidente e fundador do PRTB (Foto: Reprodução/ Flickr/PRTB)

O político Levy Fidelix morreu na noite de sexta-feira, 23, em São Paulo. Ele estava internado desde março em um hospital particular na capital paulista. A causa da morte teria sido complicações da Covid-19.

A informação foi divulgada pelo perfil oficial do político no Twitter. “É com profunda dor e pesar que o PRTB, por sua diretoria, comunica o falecimento do nosso Líder’, diz a nota publicada.

José Levy Fidelix foi o fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e presidia o partido até o momento de sua morte. Ele deixa a esposa e uma filha.

O vice-presidente Hamilton Mourão, filiado ao PRTB, lamentou a morte no Twitter. “O movimento conservador brasileiro perde um dos seus principais representantes. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe e conforte toda família”, diz a nota.

Trajetória

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Levy Fidelix teve uma carreira no jornalismo antes de partir para a política. Ele escreveu para os jornais Correio da Manhã e Última Hora e foi âncora de um programa sobre informática na TV aberta.

Levy Fidelix com o vice-presidente Hamilton Mourão, filiado ao PRTB (Foto: Reprodução/PRTB)

Polêmico, o político ficou conhecido por suas frustrações ao tentar a eleição a cargos públicos. Depois de concorrer em 13 pleitos, ele nunca ganhou uma eleição. A última tentativa aconteceu no ano passado, quando Fidelix concorreu à Prefeitura de São Paulo e teve apenas 11.960 votos, o que representou apenas 0,22% dos votos válidos.

Ele se candidatou à prefeitura da capital paulista pela primeira vez em 1996, quando apresentou o famoso projeto do Aerotrem, um trem de alta velocidade que seria a solução do problema da mobilidade urbana em São Paulo.

Além da prefeitura, Levy Fidelix também tentou chegar ao Palácio dos Bandeirantes. Ele concorreu ao governo do estado de São Paulo em 1998 e em 2002. Em 2004, tentou ser vereador em São Paulo, e em 2006 e 2018 tentou o cargo de deputado federal.

Fidelix ganhou projeção nacional depois de participar duas vezes (2010 e 2014) das eleições presidenciais. (Com informações CNN Brasil).

Comentários