Manaus inicia imunização de quem tem entre 18 e 29 anos e comorbidades

 


Manaus começa, neste sábado (10), a vacinação contra Covid de pessoas de 18 a 29 anos com doenças preexistentes. Sete postos de vacinação estarão abertos das 9h às 16h para receber o público (veja os endereços abaixo).

Desde 29 de março, a capital amazonense realiza a imunização de adultos com comorbidades, que teve início por pessoas de 59 anos. Atualmente, podem se vacinar adultos de 18 a 59 anos com doenças preexistentes, agentes de segurança pública, profissionais da saúde e idosos.

Comorbidades da fase atual da campanha:

  • Diabetes mellitus
  • Obesidade mórbida
  • Cardiopatias: Insuficiência Cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Para receber a vacina, a pessoa deve se dirigir ao ponto de vacinação. No local, deve apresentar, obrigatoriamente, laudo médico (original e cópia), documento de identificação original, com foto, e CPF.

Diabéticos que não tenham laudo médico, devem apresentar receita em papel timbrado oficial (do SUS ou de estabelecimento particular de saúde). As pessoas incluídas no grupo prioritário também podem agendar a vacinação, por meio do site Imuniza Manaus.

Até a sexta-feira (9), de acordo com o “Vacinômetro” municipal, mais de 29 mil pessoas com comorbidades já foram vacinadas em Manaus. Considerando todos os grupos, mais de 268 mil pessoas foram vacinadas contra Covid na capital, o que representa cerca de 12% da população.

Em todo o Amazonas, até esta sexta-feira, mais de 12,2 mil pessoas morreram com Covid. Desse total, 8,5 mil vítimas são de Manaus.


Comentários