Relator vota por impeachment e inelegibilidade de Witzel

 

witzel foto tania rego agencia brasil Relator vota por impeachment e inelegibilidade de Witzel

Relator do processo de impeachment de Wilson Witzel, o deputado Waldeck Carneiro (PT). votou na tarde desta sexta-feira (30) pela condenação do governador afastado por crime de responsabilidade. O parlamentar determinou em seu parecer a perda do cargo e inelegibilidade por 5 anos. Mais nove votos serão lidos, sendo quatro parlamentares e cinco magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A sessão final do Tribunal Especial Misto começou às 9h33 desta sexta-feira (30). Witzel é investigado por crime de responsabilidade e corrupção na condução da pandemia de Covid-19. Depois do voto do relator, o tribunal teve uma pausa para almoço. Wilson Witzel tentou suspender o julgamento, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, negou esse pedido.

Durante a leitura de seu voto, Waldeck Carneiro argumentou que foi devidamente assegurado ao réu o direito de ser ouvido, com todas as devidas garantias, em prazo razoável, tanto na Assembleia Legislativa (Alerj) quanto no Tribunal.

Relembrou as duas acusações que motivaram o pedido de impeachment: a requalificação da Organização Social Unir Saúde, permitindo que ela voltasse a contratar com o estado, e a contratação do Iabas, para construir e administrar os hospitais de campanha no RJ. Destacou que o réu anunciou a abertura de oito unidades, mas apenas duas foram inauguradas pelo governo estadual.

O relator leu trechos de depoimento do próprio Witzel e do ex-secretário de Saúde, Edmar Santos. Carneiro disse ainda que o governador afastado ignorou os vários relatórios que apontavam a sua incapacidade de prestar serviços médicos e pediu a sua reabilitação.

G1

Comentários