Araújo afirma que Itamaraty buscou insumos da cloroquina no exterior a pedido do Ministério da Saúde

 


Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou nesta terça-feira, 18, durante seu depoimento à CPI da Covid, que o Itamaraty buscou insumos no exterior para importação de insumos da cloroquina a pedido do Ministério da Saúde. Ao ser perguntado pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL), se houve participação do presidente Jair Bolsonaro, Ernesto respondeu: “Sim”

“Em função de um pedido do Ministério da Saúde, ajudamos a viabilizar a importação de insumos para as farmacêuticas”, disse Ernesto. O relator perguntou sobre a troca de telegramas diplomáticos entre o Itamaraty e a Índia que provariam que Ernesto ajudou a conseguir mais remédios com eficácia não comprovada. O ex-chanceler confirmou.

“Houve busca por cloroquina. Em função de um pedido do Ministério da Saúde, procuramos viabilizar insumos para hidroxicloroquina. É um remédio para doenças crônicas. É necessário que tenha seu estoque preservado e esse estoque havia baixado”, completou Ernesto.

A comissão estuda se Araújo mobilizou a estrutura diplomática do Brasil para garantir fornecimento de cloroquina ao País, conforme apontam telegramas revelados pelo jornal Folha de S. Paulo. A orientação ocorreu mesmo depois de associações médicas terem alertado para a ineficácia e o risco de efeitos colaterais provocados pelo medicamento.

Ao ser perguntando quais testes bem sucedidos com cloroquina foram citados, Ernesto disse que havia expectativa da eficácia da cloroquina não só no Brasil, e que houve uma grande busca internacional pelo remédio. Ele reforçou que a importação teria sido um pedido do MS. Questionado sobre qual foi o fundamento técnico da orientação de buscar cloroquina na Índia, o ex-ministro também responsabilizou o Ministério da Saúde. POR O POVO

Comentários