Flamengo bate Fluminense e fatura o Campeonato Carioca; Vasco fica com a Taça Rio

 

Elenco do Flamengo posa para foto antes de clássico contra o Flu, pela final do Carioca 2021 (Foto: André Durão)

O Flamengo conquistou pela 37ª vez o Campeonato Carioca. O título saiu dos pés de um nome já marcado na história do clube e também de um garoto que inicia sua trajetória no profissional rubro-negro. Foram dois gols de Gabigol para abrir o caminho e um do jovem João Gomes, de 20 anos, para definir o triunfo por 3 a 1 sobre o Fluminense, no Maracanã, no sábado, 22. Fred, de pênalti, descontou para o time tricolor.

Este foi o sexto tricampeonato conquistado pelo Flamengo na história do Campeonato Carioca. Antes, o clube havia conseguido a façanha em: 1942/43/44, 1953/54/55, 1978/79/79 (especial), 1999/2000/2001 e 2007/08/09.

A estrela de Gabigol 

Eleito o craque do Campeonato Carioca, Gabigol voltou a brilhar em uma decisão pelo Flamengo. O camisa 9 marcou dois gols em dois minutos para iniciar a vitória rubro-negra. Com isso, terminou o torneio com oito gols – foi o artilheiro da equipe -, a apenas um de Alef Manga, do Volta Redonda.

Na hora H

Revelado nas divisões de base do Flamengo, o volante João Gomes, de 20 anos, fez seu primeiro gol pelo profissional rubro-negro num momento decisivo. A partida estava 2 a 1, e o Fluminense pressionava pelo empate, quando o jovem entrou em campo e, em seu primeiro toque na bola, pegou rebote de Marcos Felipe para decretar a vitória.

Vasco conquista Taça Rio

Mais cedo, o Vasco venceu o Botafogo nos pênaltis (3 a 0) e ficou com a Taça Rio na tarde de sábado, em São Januário. No tempo normal, o time alvinegro levou a melhor, foi superior nos 90 minutos e ganhou por 1 a 0. Com mais atitude e pressionando o Vasco no seu campo de defesa, a equipe de Marcelo Chamusca chegou ao gol aos 26 minutos do segundo tempo, com o zagueiro Gilvan. O Bota seguiu em cima e teve chances de ampliar, mas não foi efetivo. Nos pênaltis, o time da casa levou a melhor e converteu três cobranças, enquanto o rival não conseguiu balançar a rede.

O Vasco venceu a Taça Rio graças à grande atuação de Vanderlei nas cobranças de pênaltis (Foto: Twitter/Reprodução)

Se não foi nada convincente nos 90 minutos, o Vasco venceu a Taça Rio graças à grande atuação de Vanderlei nas cobranças de pênaltis. O goleiro, que já havia feito defesas importantes no tempo normal, pegou todas as três cobranças do Botafogo: Pedro Castro, Felipe Ferreira e Matheus Frizzo pararam nas mãos de Vanderlei. O Vasco, por sua vez, converteu suas cobranças com Andrey, Zeca e Gabriel Pec.

Preparação pra Série B

A Taça Rio não tem muito peso para o vencedor e significa, na verdade, o 5º lugar do Campeonato Carioca. É um prêmio de consolação para quem foi eliminado precocemente do Estadual.

Agora, Vasco e Botafogo voltam suas atenções para a principal competição da temporada, a Série B. O time de Marcelo Chamusca visita o Vila Nova na próxima sexta-feira, 28, às 21h30. Já a equipe de Marcelo Cabo vai estrear às 11h do próximo sábado, 29, contra o Operário, em São Januário. (Com informações GE).


Comentários