Saiba o que é a síndrome vasovagal, que causou mal-estar no ex-ministro Pazuello

 

Após passar mal durante o intervalo da sessão desta quarta-feira (19) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado Federal, o ex-ministro Eduardo Pazuello foi atendido incialmente pelo senador Otto Alencar (PSD), que é médico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que afirmou que o general teve uma síndrome vasovagal, devido ao seu estado emocional durante o depoimento e por ter ficado muito tempo em pé.

“Ele teve uma sidrome vasovagal que acontece com uma pessoa muito emocionada. E também ficou muito tempo em pé, por emoção. Foi uma perda sanguínea do tórax para o cérebro e recua muito para os membros inferiores. Quando fui na sala do cafezinho ele estava muito pálido e o coloquei na posição correta e ele ficou normal e não tem nenhum problema. Ele está bem, pode voltar a fazer o depoimento sem problema”, disse o senador à CNN Brasil.

A sessão, no entanto, foi suspensa pelo presidente Omar Aziz, devido a Ordem do Dia do plenário do Senado e também pelo ocorrido. O depoimento de Pazuello será retomado na quinta-feira (20), às 09h30.

De acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde mantida pelo Ministério da Saúde, a síndrome vasovagal é a perda transitória da consciência – desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, que fica localizado na região da nuca.

O problema é causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro. Os primeiros sinais são: fraqueza, transpiração, palidez, calor, náusea, tontura, borramento visual, dor de cabeça ou palpitações. Ambientes fechados ou aglomerados, ficar em jejum, horas em pé ou ansioso também são determinantes para desencadear o problema.

Tratamento
Também segundo a bilbioteca, não existe um tratamento específico para a síndrome vasovagal. Se o diagnóstico for confirmado, medicamentos podem ser receitados em alguns casos, para evitar a queda da pressão arterial, mas geralmente os cuidados são comportamentais. Os portadores dessa síndrome aprendem a evitar alguns ambientes e a controlar as situações que podem desencadeá-la.

Em geral, as pessoas com síndrome vasovagal vivem bem. No entanto, se não forem tomados os devidos cuidados, aumentam-se os riscos de fraturas decorrentes das quedas por desmaio e a sensação de insegurança, podendo acarretar depressão e tristeza.

Prevenção:

– evite ficar em pé por períodos longos;
– beba bastante água (2 litros por dia), pois ajuda a aumentar a pressão arterial e a prolongar a capacidade de ficar em pé por mais tempo;
– evite bebidas desidratantes, como álcool;
– evite ambientes quentes e fechados;
– movimente as pernas e as panturrilhas enquanto estiver em pé;
– se começar a sentir algo estranho, deite-se com as pernas elevadas;
– se for desmaiar, deite-se ou aproxime-se do chão para não se machucar na queda.

Comentários