Esse lote será destinado para quem tem comorbidade, gestantes, puérperas e PCDs O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), recebeu nesta quinta-feira, 3, mais um lote de vacinas contra a Covid-19. São 14.050 imunizantes produzidos pela Pfizer que vão ampliar o processo de imunização no Estado. O imunizante da Pfizer é voltado, segundo orientação do Ministério da Saúde, para a primeira dose de trabalhadores do setor aéreo e para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Com este lote, o Estado chega às 109.540 doses disponibilizadas esta semana. Na quarta-feira, 2, foram recebidas e já distribuídas no mesmo dia as 95.500 vacinas, acrescidas de parte da reserva técnica, totalizando 121.555 vacinas destinadas a profissionais de saúde, portuários e pessoas com comorbidades e deficiência permanente, sendo 25 mil doses que inauguram o processo de imunização dos profissionais de educação. A vacinação começa por profissionais de creches e pré-escolas, atendendo todos os trabalhadores que atuam em instituições de ensino. Com esses dois lotes, o Estado chega a 1,6 milhão de vacinas recebidas, entre primeira e segunda doses. A plataforma RN+ Vacina aponta que até a tarde deste feriado foram registradas 1.105.595 vacinas aplicadas. São 732.530 pessoas que receberam ao menos uma dose e 373.065 com o esquema vacinal completo. Fotos: Sandro Menezes/Assecom-RN


A reunião do colegiado foi realizada por videoconferência (Foto: Uern/Reprodução)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) autorizou a oferta de Educação Técnica Profissional de Nível Médio (ETPNM) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e aprovou a criação do curso de graduação em Agroecologia.

A reunião do colegiado realizada quarta-feira, 2, por videoconferência e transmitida no canal Uern Oficial no Youtube pode ser assistida AQUI.

Os cursos de graduação da Uern passam a ser aptos a elaborar projetos de capacitações de nível médio, desde que apresentem a demanda, a viabilidade da oferta, que seja de conhecimento correlato, que tenha conceito igual ou superior a 3 e que disponha de infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada.

A partir daí, a criação dos cursos de nível médio segue o mesmo percurso que os de graduação fazem, sendo deliberada nos seus departamentos e unidades e nas instâncias superiores da Universidade.

“Compreendo ser esta mais uma contribuição, uma atuação social de impacto, uma vez que esses cursos poderão ser vinculados a cursos de graduação da Uern que elaborarão suas propostas e poderão submeter para tramitação em âmbito institucional”, avalia a professora Dra. Francisca Maria Gomes Cabral Soares, pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação.

O curso de graduação em Agroecologia, vinculado ao Departamento de Gestão Ambiental, será ofertado através de um convênio com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio Grande do Norte (Emater-RN), a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) e a Fuern, sob a interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf-RN).

No processo de discussão da criação do curso, foi percebido que o projeto prevê questões inovadoras como, por exemplo, estudo das relações sociais de produção, equidade, segurança alimentar e qualidade de vida e sustentabilidade.

“O projeto, do ponto de vista operacional, é consistente, apresentando viabilidade formativa e já prevê uma oferta a partir do semestre que iremos iniciar em julho”, completou a pró-reitora adjunta.

Outras pautas

Na reunião, o Consepe retificou a matriz curricular do curso de graduação em História e deu posse aos novos conselheiros, os professores José Sueldo Câmara Ferreira, José Egberto Mesquita Pinto Júnior e Ênio Virgílio de Oliveira Matias.

Comentários