Prefeitura de Natal confirma interesse em receber jogos da Copa América



Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal confirmou, nesta terça-feira (1º), o interesse em receber os jogos da Copa América na capital potiguar. A condição dada pelo Município, no entanto, é que o evento não envolva recursos públicos e sejam cumpridos todos os protocolos de segurança sanitária contra covid-19 previstos nos decretos municipais para eventos desse porte.

A Arena das Dunas, em Natal, foi cotada como uma das sedes para os jogos após a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciar, nessa segunda-feira (31), que a Copa América de 2021 será sediada pelo Brasil. A gestão municipal informou que mantém diálogo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas ainda não recebeu uma solicitação formal.

Ainda ontem, o Governo do Rio Grande do Norte se manifestou contrário à realização da competição em solo potiguar. Pelas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra ressaltou: “Apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento. Ao contrário, estamos numa luta diuturna para amenizar os efeitos da pandemia, que está em um momento crescente por aqui. O Governo é, portanto, contrário à realização do evento no nosso estado”, disse.

A administradora da Arenas das Dunas, apesar do posicionamento favorável do município, alega que a decisão dependeria de autorização do Governo do Estado para realizar os jogos, já que o estádio é concedido por meio de uma uma parceria público-privado com a gestão estadual.

A Copa América aconteceria, inicialmente, na Colômbia e, posteriormente, na Argentina, mas ambos os países desistiram devido a, respectivamente, crise política e crise sanitária ocasionada pela covid-19. Assim, o Brasil foi escolhido como sede após o aval do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a Conmebol, as datas de início e término do torneio estão confirmadas – 13 de junho e 10 de julho.

Coronavírus no RN

O Rio Grande do Norte registra, nesta terça-feira (1°), um aumento de 33 mortes provocadas pela covid-19. Desse total, 11 aconteceram nas últimas 24 horas. Ao todo, o estado potiguar contabiliza 6.149 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Em um dia, houve um aumento de 1.259 novos casos confirmados da covid-19, elevando para 269.685 o número acumulado de pessoas que já se infectaram pela doença no RN.

A situação dos hospitais no estado potiguar permanece crítica. A plataforma Regula RN mostrou que, nesta terça-feira, a taxa de ocupação geral de leitos críticos é de 98%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (97,7%), Oeste (98,1%) e Seridó (100%). Ainda segundo o Regula RN, há um total de 699 pacientes internados para tratamento da covid-19 no serviço público, sendo 397 em leitos críticos e 302 em leitos clínicos. Há 115 pacientes na fila de espera por uma vaga, dos quais 70 aguardam por uma UTI ou semi-intensiva e 45 por um leito de enfermaria. Por Portal da Tropical

Comentários