Brasil acelera vacinação e chega a 100 milhões de vacinados com a 1ª dose mais os que tomaram dose única

 

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O Brasil chegou a 100 milhões de vacinados contra a covid-19 na tarde desta segunda-feira (26). Foram vacinadas 100.072.759 pessoas desde o começo da vacinação até as 14h51 desta segunda-feira.

O número refere-se à soma daqueles que receberam a 1ª dose de um imunizante de dose dupla aos que tomaram uma vacina de injeção única.

O dado é da plataforma coronavirusbra1, que compila números das secretarias estaduais de Saúde.

O país atingiu a marca perto de ultrapassar a média de 1,5 milhão de doses aplicadas diariamente. Nos 7 dias até o domingo (25), foram aplicadas, em média, 1.468.516 injeções diárias. É o recorde desde o começo da vacinação, em 17 de janeiro de 2021.

O número considera qualquer aplicação, seja da 1ª ou da 2ª dose, seja de uma vacina de dose única.

A média de domingo subiu 11% frente a duas semanas antes. O número de aplicações começou a acelerar a partir de junho. Desde o dia 15 daquele mês, a média de 7 dias não fica abaixo de 1 milhão de doses diárias.

O infográfico a seguir mostra o ritmo de aplicação de doses até domingo (25), já que os dados desta segunda-feira ainda serão atualizados com o total do dia.

Para explicar a situação da pandemia, o Poder360 usa como métrica a média móvel de 7 dias. Trata-se da média diária de aplicações nos 7 últimos dias, incluindo a data.

O indicador matiza eventuais variações abruptas, sobretudo nos fins de semana, quando há menos aplicações relatadas. Nesses dias há menos funcionários nas secretarias estaduais de Saúde para reportar e compilar os dados, respectivamente.

Poder 360

Comentários