Alto do Rodrigues: Conselho Municipal de Política Cultural realiza primeira reunião


Na tarde desta quinta-feira (05), aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Política Cultural, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), de forma presencial. Na ocasião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema Municipal de Cultura do Município, manifestar suas impressões sobre política cultural local, além de propor sugestões para o andamento dos trabalhos e dar início a construção coletiva.

Estiveram presentes neste primeiro encontro, representantes do Poder Público: Jully Rocha e Edicéa Neves (representando a Secult);  Kaliane Moura e Veridiana Santiago (representando a SEMTHAS); Wilka Carla (representando a Secretaria Municipal de Administração e Planejamento); Geovana Oliveira e Manoel Cunha (representando a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente); Maria Jankeline e Maria Miralice (representando a Secretaria Municipal de Educação e Desporto); e Taildo Barros (representando a Câmara Municipal).

Representaram a sociedade civil: Renato Silva e Franquinaldo Fernandes (Artes Plásticas, Audiovisual e Fotografia); José Gomes (Artesanato); Gabrielly França (Cultura Popular e Patrimônio Histórico); Josiel Oliveira (Literatura, Livro e Leitura); Israel Douglas (Música).

O Conselho Municipal de Política Cultural de Passos foi criado pela Lei Municipal nº. 673, de 06 de abril de 2021. É um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo das ações culturais do Município, sendo regido por Regimento Interno.


O Conselho faz parte do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e tem como objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil e com os demais entes da federação, promovendo o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais, no âmbito do município.

Na ocasião, foi realizada a escolha do vice-presidente e secretário do conselho, a mesa diretora do conselho ficou composta da seguinte forma: presidência, Jully Rocha, secretária Municipal de Cultura e Turismo como exposto na Lei, na votação aberta foi escolhido como vice-presidente, Israel Douglas, e secretária, Geovana Oliveira, também foi apresentado o Regimento Interno da Loja de artes, denominada “ArtesanAlto”, que será inaugurada em breve.

Na próxima reunião, que ocorrerá no dia 08 de setembro, o Conselho Municipal de Politica Cultural irá propor o regimento interno do órgão.

Comentários