Governo assina acordo para produção de energia eólica no mar, hidrogênio verde e amônia no RN

 

O Governo do Rio Grande do Norte assinou memorando de entendimento para a implementação de parques eólicos offshore (no mar) e produção de hidrogênio e amônia verde no estado.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte tem as melhores condições no país para a produção de energia eólica, inclusive offshore.

“Não é à toa que somos o maior produtor de energia eólica do Brasil, e temos boas perspectivas para avançar ainda mais. No último leilão para novas usinas, o estado ficou em primeiro lugar. Aprovou quase três vezes mais projetos que o segundo colocado – o estado mais rico do país, São Paulo. Isso mostra que o RN tem feito seu papel: respeito aos investidores, segurança jurídica, celeridade no licenciamento ambiental, adequação das políticas fiscais e tributárias de incentivo, oferecendo ambiente seguro e atrativo aos investimentos”, afirmou.

O memorando foi assinado com a empresa com a Empresa Enterprize Energy desenvolve projetos para atrair investidores e já atua no Reino Unido, Singapura, Taiwan e Vietnã. Ian Hatton, principal executivo do grupo, disse que já tem equipe pronta para projetos no Brasil e que o RN tem as melhores condições para produção de energia eólica no mar.

A partir das instalações eólicas, os estudos apontam para a produção de água dessalinizada, hidrogênio e amônia verde que podem ser utilizados na indústria química, de fertilizantes e combustíveis.

Comentários