RN atinge 79% dos adultos vacinados contra Covid-19 com a D1

 

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte atingiu uma marca de 79% da população com 18 anos ou mais vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose, equivalente pouco mais de 2,1 milhões de potiguares com 18 anos ou mais, segundo a plataforma RN + Vacina.

O resultado é fruto de uma intensa campanha estadual de vacinação realizada em todos os 167 municípios do estado e adesão da população à vacina, método mais eficaz de prevenir o contágio e a disseminação do coronavírus.

A Sesap realizou, nos dois últimos sábados (21 e 28 de agosto), dias D com o objetivo de impulsionar a vacinação dos potiguares. No primeiro dia D, 11.881 pessoas foram vacinadas com a primeira, segunda ou dose única contra o coronavírus. Já no segundo dia D, 19.547 potiguares foram vacinados, totalizando mais de 31 mil potiguares vacinados contra um Covid-19.

Sesap orienta que os potiguares busquem as unidades de saúde para atualizar vacinal

Segundo o RN + Vacina, pouco mais de 873 mil pessoas já tomaram a segunda dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19, correspondendo a cerca de 32% da população adulta vacinada no RN. “A Sesap tem feito um trabalho junto aos municípios, insentivando na busca ativa da população que ainda não completou o esquema vacinal, ou seja, não tomou uma segunda dose. É fundamental que as pessoas procurem os postos de saúde, porque estamos com uma variante Delta em circulação no Estado e nossa defesa é a vacina “, afirma Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP.

Até o momento, o RN chamado mais de 3,7 milhões de doses para uma campanha estadual de vacinação, das quais 2,9 milhões já foram administradas pelas salas de vacina em todo RN.

Nesta semana, a previsão é que o RN inicie a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Assim como aconteceu com uma população adulta, uma vacinação coletada pelos grupos prioritários. Inicialmente, serão vacinadas gestantes de 12 a 17 anos e, em seguida, os demais grupos. “Iremos começar pelas gestantes e puerperas para dar continuidade à vacinação. A ampliação de público será permitida nos municípios que completarem 90% da vacinação da população adulta”, disse Kelly Lima.

Tendo em vista a verificação de casos da variante em circulação comunitária em Natal, a Sesap reforça e orienta a população para buscar as salas de vacinação mais próxima de suas residências e regularizar ou completar o esquema vacinal. As vacinas são eficazes contra a variante delta e, por isso, é importante a vacinação e adoção de medidas sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus.

Tribuna do Norte

Comentários