Festa do Boi volta a ser presencial e terá acesso gratuito aos shows; confira programação

 

Foto: Divulgação

Depois de ter feito história no ano passado com uma edição virtual, que foi grande sucesso de público e de negócios, a tradicionalíssima Festa do Boi – maior evento do agronegócio do Norte e Nordeste brasileiros – confirma a sua volta ao formato presencial este ano, com expect de ser visitada por um público de 330 mil pessoas ao longo dos seus oito dias.

A programação e todos os detalhes do evento foram atendidos pela governadora Fátima Bezerra e pelo presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos, em um café da manhã para a imprensa e programada, nesta quinta-feira, 21. O evento organizado com a presença de autoridades como o prefeito de Parnamirim, Rossano Taveira; o deputado estadual Hermano Moraes; o deputado federal General Girão; o titular da secretaria de Agricultura do estado, Guilherme Saldanha; representantes dos parceiros e de entidades ligadas ao agronegócio.

A 59ª Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Norte (Festa do Boi 2021) será realizada entre os dias 13 e 20 de novembro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e irá seguir todos os protocolos de biossegurança, inclusive exigindo comprovante de vacinação para expositores, comerciantes, prestadores de serviços e público em geral.

“Nosso evento virtual no ano passado foi um grande sucesso. Mas é claro que a nossa grande expectativa é retomar o modelo presencial. O clima do parque é outro, com famílias inteiras interagindo, negócios sendo fechados e o agronegócio potiguar se mostrando em sua plenitude. É muito importante estarmos retornando este ano, mesmo diante do fato de que não vivemos um ano de boas chuvas – algo que se mostra claramente no ânimo do produtor rural – até que possamos meio que fazer uma preparação para uma grande edição do número 60 de nossa festa, que será realizada em 2022 ”, ponto o presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos.

O evento deste ano, claro, terá ainda algumas particularidades, como a obrigatoriedade de que todos os presentes cumpram rigorosamente os protocolos de biossegurança em vigor à época da festa. Mas a ideia da Anorc e do Governo do Estado – que é co-realizador da Festa do Boi – é que ele aconteça em sua plenitude, com todas as barracas, parque de diversões, leilões, julgamentos e shows musicais.

Aliás, ainda sobre os shows, a grande novidade deste ano é que, graças a uma parceria dos organizadores com a Lei Câmara Cascudo, o acesso à pista será gratuito, com limitação apenas pelo número de pessoas que a área comporta seguindo os protocolos sanitários. Haverá camarotes pagos que oferecerão estrutura diferenciada para quem garantir um pouco mais de conforto e privacidade.

Também está confirmado o já tradicional show de humor, que este ano irá reunir o consagrado Zé Lezin e a revelação do humor potiguar Tiago Dionísio, no espetáculo: “Um estouro é um estouro e um matuto é um matuto”. Haverá, ainda, uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado, realizada dentro da Festa.

“Nós pretendemos, com toda a segurança, trazer de volta a estrutura completa da festa, com barracas, parque de diversões, interação com os animais e tudo o que faz da Festa do Boi um momento bastante esperado pelas famílias potiguares. Este ano nós postergamos a dados como forma de ter um ambiente ainda mais seguro em relação à pandemia exatamente para que não precisássemos abrir mão de nenhum dos pontos que fazem o evento como um todo ser especial e ímpar ”, diz Marcelo Passos.

“É uma enorme satisfação assistir à retomada presencial deste evento de origem para a economia e para o agronegócio do nosso estado. A atenção diferenciada e crescente que nosso governo dá ao setor rural, com uma gama infindável de ações, é a maior prova do reconhecimento que temos desta importância ”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A estimativa é que a Festa do Boi 2021 tenha cerca de 300 expositores e movimente algo em torno de R $ 50 milhões em negócios. O evento é realizado pela Anorc em parceria com Governo do Estado, Sebrae e Prefeitura de Parnamirim. E conta com os apoios da Assembleia Legislativa do RN, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Federação da Agricultura do RN, AGN, Idiarn, Emparn e Emater.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL (verificar a mudanças)

ENTRADA DOS ANIMAIS NO PARQUE

11/08/21 a 11/11/21

(Raças zebuínas)

11/12/21

(Demais raças)

13 de novembro (Sábado)

12h – Abertura dos portões

17h – Solenidade de abertura da 59ª Festa do Boi

21h – Show

Simone e Simaria

Japinha Conde

14 de novembro (domingo)

12h – Abertura dos portões

17h – Leilão Emparn e Convidados

17h – Missa campal

21h – Show

Alceu Valença

Brisa Star

15 de novembro (segunda-feira)

12h – Abertura dos portões

10h – Reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional.

19h – Show de humor (Tiago Dionísio e Zé Lezin)

16 de novembro (terça-feira)

12h – Abertura dos portões

19h – Leilão NGG e Convidados

17 de novembro (quarta-feira)

12h – Abertura dos portões

19h – Leilão Nuleite

18 de novembro (quinta-feira)

12h – Abertura dos portões

19h – Leilão Estrelas do Sindi

19 de novembro (sexta-feira)

10h – 2ª Reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa do RN

12h – Abertura dos portões

19h – Leilão Pérolas do Nordeste

21h – Show musical

Zé Cantor

Mano Walter

20 de novembro (sábado)

12h – Leilão Montana e Convidados

12h – Abertura dos Portões

21h – Show musical

Mara Pavaneli

Cavaleiros

✳️ Torneio Leiteiro

13/11/21 – início

⏱06: 00 1ª Pesagem

⏱18: 00 2ª Pesagem

14/11/21

⏱ 06:00 3ª Pesagem

⏱ 18:00 4ª Pesagem

15/11/21

⏱ 06:00 5ª Pesagem

⏱ 18:00 6ª Pesagem

16/11/21

⏱06: 00 7ª Pesagem

✳️ Pista de Julgamento:

14/11/21

Raça Pardo Suíço

15/11/21

Raça Pardo Suíço

16/11/21

Raças:

Sindi

Gir Leiteiro

17/11/21

Raças:

Sindi

Gir Leiteiro

18/11/21

Raças:

Nelore

Guzerá Leiteiro

Girolando

19/11/21

Raças:

Nelore

Guzerá

Girolando

✳️ Horário dos julgamentos

08:00 às 12:00 – Manhã

13:30 às 18:00 – Tarde

  • Podendo sofrer alterações de acordo com a comissão de pista.

POR PORTAL DA TROPICAL

Comentários