Enem: Bolsonaro diz que queria questão sobre regime militar para ‘começar a história do zero’

 

Ilustrativa

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (24), em discurso durante cerimônia no Palácio do Planalto, que queria uma questão sobre o regime militar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para “começar a história do zero”.

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (21). Uma semana antes, Bolsonaro disse que as questões do exame tinham começado a ter “a cara do governo” A declaração motivou críticas de que, por razões ideológicas, o governo estava interferindo no conteúdo da prova. No começo do mês, pelo menos 37 servidores que ocupavam cargos ligados à realização de exames como o Enem pediram exoneração por supostas pressão psicológica e vigilância.

Bolsonaro negou ter interferido na confecção da prova, mas disse que, se tivesse feito isso, a avaliação teria “mudado para sempre, com questões objetivas”.

O presidente afirmou que, nessa hipótese, não iria discutir se o regime militar “foi ou não foi ditadura”, mas colocar na prova uma questão para que os participantes respondessem quem foi o primeiro general a comandar o país e em que data isso ocorreu.

“Saiu na imprensa que eu queria botar questão da ditadura militar. Não vou discutir se foi ou não foi ditadura militar. Mas eu queria botar, sim, uma questão lá, se pudesse: ‘Quem foi o primeiro general que assumiu em 1964?’. Foi Castello Branco. ‘Em que data?’ Eu queria botar lá”, declarou Bolsonaro na cerimônia.

G1

Comentários