Governo do Estado mais uma vez se apropria de uma obra do Governo Federal

 

Foto: reprodução/Ministério da Justiça

O Governo do Estado, através de release distribuído para a imprensa, se apropriou de uma obra do Governo Federal, mencionando a inauguração da Central Integrada de Gerenciamento Operacional do Sistema Penitenciário (CIGOSPen) como uma ação do governo estadual.

A CIGOSPen foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (11) pelo Ministério da Justiça Anderson Torres, com a presença do governador em exercício Antenor Roberto. O ministro Anderson Torres inclusive postou em seu perfil no Twitter sobre a entrega e inauguração da Central na qual foram investidos R$ 9,5 milhões de recursos federais oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), administrado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A ação moderniza o monitoramento das unidades prisionais do Rio Grande do Norte que é o primeiro estado a receber o uso dessa tecnologia.

A CIGOSPen abrigará a Central de Rádio e Videomonitoramento (CRV), a Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) e um posto de atendimento para realizar a coleta de biometria e material genético. Há dois anos, o sistema prisional do estado contava com apenas 160 câmeras e, hoje, passa a ter 1400 novas câmeras que possuem inteligência artificial para contagem de pessoas; reconhecimento facial; leitura de placas; linhas inteligentes de perímetro; detecção de movimento; imagens em infravermelho (noturna); controles de acesso; entre outras funções.

Entregas do Governo Federal

Os recursos utilizados para construção da Central fazem parte de um convênio no valor total de R$ 20 milhões do Depen com o Rio Grande do Norte. Os valores foram disponibilizados para modernização do sistema penitenciário potiguar e incluem compra também de 42 escudos balísticos, 50 carabinas 5.56m, 14 caminhonetes cabine dupla, 1 caminhão baú, equipamentos eletrônicos, como 114 computadores e 26 notebooks, entre outros.

Comentários